Em 1975, o governo da província de Buenos Aires construiu o canal Ameghino, uma obra de engenharia que conectava várias bacias e regulava o fluxo de água em todas as lagoas da região (as Lagoas Encadeadas). Com esse sistema, nenhuma secaria e não haveria risco de inundação, porém não houve mais controle a partir do golpe de Estado de 1976. Segundo um ex-morador de Epecuén, abriram as comportas e nunca mais fecharam. O que era para ser a solução de um problema, acabou condenando a vila.
A partir de 1980, o nível do lago subiu entre 50 cm e 60 cm por ano e ameaçava invadir a barragem construída para proteger o povoado. Ninguém imaginava o pior, mas a tragédia aconteceu e quando a proteção se rompeu não houve mais volta.
Os moradores, apesar de se resignarem a deixar o povoado, tiveram que refazer as suas vidas como puderam, de qualquer maneira. A maioria entrou com ação contra o governo da província. Alguns receberam a metade do valor de suas propriedades e os que puderam esperar receberam o valor total apenas quinze anos depois.
Segundo o ex-morador, foram tempo difíceis. A população ficou sem dinheiro, sem casa, sem trabalho e sentiu muita tristeza e impotência, ainda mais sabendo que a tragédia poderia ter sido evitada.
Fonte: http://www.taringa.net
wordpress theme by initheme.com