Em dezembro de 2013, depois de décadas de embargo econômico, Estados Unidos e Cuba tornam pública a intenção de reatar relações diplomáticas e iniciam uma reaproximação histórica. Dois meses mais tarde, os primeiros voos diretos entre EUA e Cuba começaram a decolar através de voos fretados. Em março, a empresa Cuba Travel Services passou a oferecer um voo semanal entre Nova York e Havana, operado pela Sun County Airlines. Mais uma clara medida de reaproximação entre os dois países.
Agora mais uma novidade, desta vez vez relacionada à hospedagem, foi anunciada pelo AirBnb, rede social que permite que reúne anúncios de acomodações e permite busca hospedagens em residências particulares. Desde o dia 2 de abril de 2015 é possível encontrar mais de 1.000 opções no site da empresa. Tentei simular uma reserva e verifiquei que quem vive no Brasil ainda não pode alugar um imóvel em Cuba, mas não resta dúvida de que é apenas uma questão de (pouco) tempo para que a empresa expanda o serviço por todo o mundo.
Enquanto isso, se você quiser se hospedar na ilha no melhor estilo cubano de ser, é possível buscar por uma “Casa Particular”, como eles costumam chamar, no site Casa Particular Cuba. Os cômodos são alugados em casas de cubanos, todas cadastradas no site oficial do governo. Os cubanos pagam uma taxa ao governo para receber turistas em seus imóveis, mas geram uma importante renda extra para suas famílias. Já os turistas, além de economizar, pagando menos do que pagariam em um hotel, têm a chance de ganhar muito mais do que teto, enriquecendo suas experiências no país.O povo cubano tem a fama de ser muito hospitaleiro e estar sempre disposto a ajudar, dar dicas e indicar roteiros. Ou seja, você verá Cuba do ponto de vista do próprio cubano.
Para quem ainda não conhece a velha Cuba de Fidel de perto, ficam a urgência em visitar o país e o receio de que em breve a ilha possa perder suas principais características culturais. Não que eu ache que Cuba deva permanecer como está, muito pelo contrário, quero mais é que ela se jogue no mundo e vá ser feliz, mas que dá um medinho de ver uma nova Cuba, globalizada, faltar com sua essência, dá.
wordpress theme by initheme.com