Santo André é um paraíso perdido no tempo com o jeitinho tranquilo de uma vila de pescadores e paisagens que parecem coisa de cinema. Com suas ruazinhas de terra e barquinhos coloridos que flutuam sobre a mansidão do rio João de Tiba, o pacato vilarejo é campeão na arte da calmaria.
Esse cantinho (quase) secreto da Costa do Descobrimento, no sul da Bahia, nem parece estar a apenas meia hora da bombação de Porto Seguro. E foi lá, a uma balsa e poucos quilômetros de distância da cidade vizinha que a seleção alemã descobriu o som do mar e a luz do céu profundo da terra adorada. Com uma fonte de inspiração dessas, até eu colocaria uma chuteira no pé e entraria cheia de disposição no Maraca!
Entre um mergulho e outro, a turma de Podolski descobriu o Brasil de Cabral, marcou o pacato vilarejo e até rebatizou a praia da região. A Praia de Santo André, que passou a ser chamada pelos locais de praia do 7 a 1, continuou intacta e manteve o sossego apesar de todo o destaque inesperado que o ano de 2014 lhe deu. Segundo os locais, nem mesmo em alta temporada ela enche muito. Ou seja, o paraíso é para poucos! Sorte a nossa!
A praia é bastante extensa, reservada e rodeada por muito verde. São 13 km de costa quase deserta, emoldurada por coqueiros e barreiras de corais e banhada por águas quentinhas. O meu cantinho preferido foi o lado direito, mais próximo à vila. É por lá onde o rio e o mar se encontram e formam as tranquilas piscinas naturais. Quem gosta de mais estrutura pode escolher entre alguns dos quiosques para relaxar e comer um bom petisco. Os que curtem uma vibe mais roots podem se esparramar nas sombras das árvores e coqueirais que rodeiam a praia.
A serenidade da praia e do rio refletem também nas ruas de terra batida do centrinho. Além das casinhas e pousadas pé na areia, o vilarejo tem uma cena gastronômica de fazer inveja aos restaurantes mais badalados. Sem contar que almoçar com uma vista fantástica para o Rio João de Tiba ou beber uns bons drinks assistindo ao sol se pôr no horizonte é um luxo à parte. Recomendo muito o restaurante El Floridita, um lugar super agradável, com muito verde e dono de uma vista sensacional!
É realmente difícil acreditar que exista um lugar como esse tão perto de tudo e ao mesmo tempo tão distante dos estresse das grandes cidades. Não me estranha em nada o fato de muitos portugueses terem chegado por lá e nunca mais terem voltado.
O vilarejo chega de mansinho, como quem não quer nada, e quando nos damos conta ele já tomou conta da gente. E lá vai Naná de pé na areia deixando as pegadas e o coração em Santo André.
Você também pode gostar desses posts:
wordpress theme by initheme.com
23 comments. Leave new
Hê Bahia de águas calmas e suas piscinas quem venho a delietar com todo aconchego que só o meu rei te dá.
Impossível não se apaixonar, né?
Uma praia quase deserta! Amei!!!!!
Nunca tinha ouvido falar desse lugar.
É maravilhoso, Patricia! Vale a pena colocar na listinha!
Acho que para conhecer a Bahia como se deve, um mês de férias só lá, heim? Que lugarzinho incrível!
Um mês ou uma vida inteira! hahaha… É muito lugar paradisíaco!
Que legal que você foi conhecer essa praia … adorei o relato!
Minha foto favorita foi o do “mais rede na varanda”! ahahah … perfeito!
bjks
Hahahahha….Tudo a ver com a Bahia, né? 😀
Ahh como to precisando de uma praia dessas…deserta, tranquila e linda. Adorei as dicas e fotos!
Um lugar desse não faz mal algum a ninguém, né? 🙂
Que lugar maravilhoso, ainda não conheço a Bahia, mas não vejo a hora de fazer uma viagem por lá, e com certeza essa praia estará na lista de visitas.
Coloca na lista, sim! Você vai curtir!
Que lugar lindo! E as fotos mais bonitas ainda! Gostei do post e amei as fotos!
Que bom que gostou, Dilma! Muito obrigada!
Que delícia, acho que as multidões retiram muito encanto às praias, a tranquilidade é meio caminho andado para uma boa experiência. As fotos dizem tudo. E essa mensagem da rede?? Diz tudo.
Abraço, com saudades do Verão no hemisfério norte
Uma praia deserta, longe das multidões, é outra coisa, né? Santo André é demais!
Não conhecia! Bem aconchegante!
Que delícia de lugar, adorei!! Ainda não conheço, mas esse Brasil têm lugares tão incríveis que já vou colocar na minha listinha rs.
Beijos.
O Brasil é demais, né? Acho que uma vida inteira não basta pra conhecer todas as belezas que temos.
Para quem quer relaxar, não posso imaginar lugar melhor que esse, com suas águas calmas, boa comida, vila tranquila… só posso pensar em muita água de coco, preguicinha e pé no chão! bj
É maravilhoso, Ana! Não há lugar melhor pra recarregar as energias!
Que paraíso! Morro de vontade conhecer as praias da Bahia!
Um lugar com muita tranquilidade para relaxar!
Vale muito a pena! A Bahia é um lugar único, né?