Caminhar pela Orla Bardot é um dos meus programas favoritos em Búzios. O passeio é muito relaxante e tem uma linda vista para a Praia da Armação. O calçadão de pedra, os charmosos decks de madeira, a vegetação e os barquinhos coloridos flutuando no mar tranquilo dão aquela sensação de que a vida pode ser perfeita.
Sim, a Orla Bardot ganhou esse nome para homenagear a atriz francesa Brigitte Bardot. BB esteve em Búzios em 1964 com seu namorado Bob Zaguri, um marroquino que vivia no Brasil, para fugir dos holofotes da imprensa voraz que a perseguia pela Cidade Maravilhosa. Os dois se hospedaram em Manguinhos, na casa de André Mouriaev, um russo representante da ONU no Rio de Janeiro, e ficaram quatro meses no balneário, vivendo como nativos – nível pé no chão e pescando pra comer!
A partir daí Búzios nunca mais foi a mesma. Brigitte voltou à cidade neste mesmo ano, mas a paz que ela havia encontrado alguns meses antes já era! Fotógrafos e jornalistas não deram um minuto de sossego para a coitada que só queria relaxar com o boy. Deve ter sido por isso que ela nunca mais voltou. Dessa última vez ela ficou hospedada na Rua das Pedras, onde hoje funciona uma pousada e um restaurante, que vocês podem ver no cantinho esquerdo da foto aí embaixo.
Graças à diva francesa, a fama de Búzios, que até então era distrito de Cabo Frio, correu o mundo e foi aí que começou a exploração turística e o boom da ocupação imobiliária do local. A cidade cresceu rapidamente e de forma muito desordenada. A falta de investimentos na região gerou uma grande insatisfação por parte da população local, que achava que Cabo Frio se beneficiava do turismo, mas não investia na infraestrutura do distrito. Esse descontentamento acabou resultando na emancipação de Búzios, que aconteceu em 1995. Ou seja, Brigitte é revolucionária! Sua visita foi, sem dúvida, um marco para a cidade.
Contei essa história toda para vocês entenderem que o nome de batismo da orla não é em vão. Os buzianos foram justos e souberam reconhecer o empurrãozinho que BB deu para transformar a cidade! Além de criar uma linda orla em homenagem à atriz, construíram uma estátua da musa em seu calçadão. Aliás, esse é um dos pontos mais disputados de Búzios! É quase impossível passar por lá e não ver turistas na fila para fazer um clique ao lado do monumento.
Escrevi uma lista com 12 programas imperdíveis para fazer em Búzios
Agora dá uma olhada nessa foto antiga, tirada por um fotógrafo amigo do casal na época em que BB visitou a cidade, e repare que a roupa usada por Brigitte na ocasião foi reproduzida em sua escultura.
Além da estátua dedicada a Brigitte Bardot, ao longo da orla há um monumento de bronze dedicado ao ex-presidente Juscelino Kubitschek e a famosa escultura dos “Três Pescadores”, considerada pelo site Arts Interface como a mais bela e original do mundo.
Ao longo da Orla Bardot, que se estende até encontrar a Rua das Pedras, há diversos bares, restaurantes e bistrôs com vistas de aplaudir de pé. Os meus preferidos, que também são – talvez não coincidentemente – os mais viáveis levando em consideração qualidade x preço, ficam mais próximos à Praia dos Ossos. Recomendo muito o Aquele Abraço, que oferece pratos de frutos do mar, carnes e porções bem servidos e deliciosos. A picanha para dois e o camarão empanado – ambos com acompanhamentos – custam cerca de 70 reais. Ou seja, 35 reais por cabeça. E eles ainda servem de cortesia uma entradinha com pães e pastinha temperada bem gostosa.
Partindo da comilança para a badalação, é na Orla Bardot onde estão também as famosas boates Privilège e Pacha, uma coladinha na outra. Confesso que não é muito a minha praia, mas, para os que não são velhos como eu, essas são ótimas opções para curtir a night buziana.
Agora, se você não está a fim de comer nem de badalar e só quer ficar de boas, tem um pier delicinha na altura da Travessa dos Pescadores. Ótimo para assistir a um pôr do sol, namorar ou apenas relaxar, vendo os barquinhos se movimentarem suavemente com o balanço da maré tranquila da Praia da Armação.
Sem dúvida, a alma desse balneário encantador é brilhantemente representada pela charmosa e eclética Orla Bardot.
Você também pode gostar desses posts:
wordpress theme by initheme.com
22 comments. Leave new
Muito legal essa história, ia adorar conhecer Búzios.
É um dos meus lugares favoritos no Rio! Merece a visita!
Que delícia de lugar! As fotos dão ainda mais vontade de conhecer. Parabéns pelo post. Abraços!
Obrigada, Fábio! Búzios tem uma atmosfera de cidade de interior, mas tem muita coisa para fazer. Amo demais!
Show sua página!!!!
Adorei!!!
Sucesso!
Que ótimo ler isso, Jacke! Muito obrigada e seja sempre bem-vinda! <3
Bjs
Que delicia de passeio.
Amei conhecer a história deste lugar atrelada a presença das celebridades. Algo pra mim questionável, pois não sabemos mensurar exatamente qual o impacto positivo destas celebridades em nossas localidades.
Abraços!
A história sempre será questionável, mas as evidências mostram que realmente houve um “boom” após a visita da musa. O que importa é que Búzios é um lugar maravilhoso, cheio de praias lindas e com um clima muito gostoso!
Meu lugar preferido em Búzios. Ótimos restaurantes e opções de lojas.
É demais, né, Leo? Sou apaixonada por Búzios!
Aí é tão lindo, essas lojinhas são tão charmosas, com uma arquitetura tão linda. É realmente rico!
É tudo muito bonitinho. E é super relaxante caminhar pela Orla Bardot!
Búzios é demais e a Orla Bardot é a coisa mais deliciosa mesmo!
Um dos meus lugares preferidos no mundo! rs
um sonho antigo é visitar Búzios e também a região dos Lagos no Rio, lugar maravilhoso e fotos maravilhosas!
Obrigada, Flávia! <3 Não adia esse sonho, não! Você vai se apaixonar por Búzios!
Sem dúvida a Orla Bardot é uma atração a parte em Búzios!
É uma delícia!
Que lugar lindo, Naná! Eu ainda não conheço Búzios, mas confesso que depois de ver essas fotos minha vontade aumentou muito! Que lugar delicioso… Adorei a explicação “histórica” e as dicas de restaurantes! Obrigada por compartilhar 🙂 Beijo grande
Obrigada, Polly! Eu recomendo Búzios fortemente! Cidade deliciosa demais! Bjs
Eu já sabia da história da Bardot em Búzios. A beleza da Bardot se foi, já a de Búzios… ainda tem pra dar e vender, rs
Búzios continua linda! <3