Shirakawa-go é uma simpática cidade de montanha, a cinquenta minutos de ônibus de Takayama, na região de Gifu, sobre a qual eu também já tem um texto aqui no blog: “Takayama: uma típica cidade do interior do Japão“. A aldeia é conhecida por suas típicas casas em estilo gassho e por sua belíssima paisagem de montanhas e florestas, que representam 96% da área.
Essas tradicionais construções, que deram a Shirakawa-go o título de Patrimônio Cultural Mundial, têm telhado de palha de arroz em forma de triângulo, com inclinação de 60 graus para permitir que a neve pesada – que às vezes chega a quatro metros de espessura – deslize com mais facilidade da cobertura. As palhas são todas presas por amarrações em corda à estrutura de madeira das casas.
Não se usa prego ou cimento para nada. Suas trocas precisam ser feitas de tempos em tempos por conta do desgaste natural e, quando acontecessem, mobilizam centenas de moradores da região, além de voluntários que vêm de várias partes do país para ajudar. O método de trabalho comunitário compartilhado é um costume de muitos séculos e até hoje ele exerce um importante papel na vida dos moradores de Shirakawa-go.
As casas maiores da vila têm entre quatro e cinco andares. Antigamente, o primeiro andar era onde viviam as famílias, o segundo quarto dos funcionários, o terceiro área de trabalho, o quarto servia para armazenamento de comida para as épocas de muito frio e o último para criação de bicho da seda.
MIRANTE DE SHIROYAMA
Um lugar para se ter uma bela vista panorâmica das construções em estilo gassho é o mirante de Shirakawa-go. Logo na entrada da vila há um ponto de ônibus que leva os visitantes até o observatório. A subida leva menos de 10 minutos e a passagem custa 200 yens (cerca de 2 dólares) o trecho.
Para quem quiser ver as construções em estilo gassho mais de perto, há duas casas centenárias da vila – Wada House e Nagase House – que são abertas para visitação. Nós visitamos a segunda e gostamos muito.
A gente reserva todas as nossas hospedagens pelo Booking. É o site em que temos confiança, sempre usamos e nunca tivemos problema. Nesse link filtrei todas as hospedagens em Takayama, cidade-base para conhecer Shirakawa-go. Guarda ele para quando for reservar a sua hospedagem!
CASA DA FAMÍLIA NAGASE
A casa da família Nagase foi construída em 1890 e levou três anos até que ficasse totalmente pronta. Seu custo para aqueles tempos foi enorme: 8 dólares e uma imensa quantidade de arroz e saquê como pagamento.
Em 2011, seu grande telhado foi trocado pela primeira vez, o que gerou uma grande mobilização e movimentação na região. Mais de 500 pessoas, entre moradores e voluntários vindo de todo Japão, trabalharam em sua renovação.
Do lado de dentro, a casa surpreende com suas instalações bem conservadas e carregada de memórias da cultura japonesa e tradições da região. São cinco andares repletos de história:
• 1º andar: espaço principal de convivência da família
O espaço conta com duas salas, uma de lareira e outra de estar, uma área de exposição, que exibe objetos de cerimônias e festivais que não usados até os dias de hoje, além de instrumentos médicos remanescentes do Período Edo, uma vez que muitas gerações da família Nagase se dedicaram à medicina.
• 2º andar (mezanino): quarto dos empregados
Uma pequena área, que me pareceu vãos entre escadas, onde os empregados dormiam.
• 3º andar e 4º andar: sala de trabalho
Nesses andares havia criação de bicho da seda e fabricação de produtos a partir da matéria prima obtida dos insetos. Lá conseguimos não só observar de perto instrumentos antiquíssimos utilizados no trabalho rural como pudemos conhecer por dento a estrutura da curiosa construção gassho, além de ter uma bela vista de Shirakawa-go das simpáticas janelinhas da casa.
• 5º andar: sala de ervas medicinais
Como essa era uma casa de médicos, o quinto andar, onde não é possível subir, era o lugar onde ervas medicinais ficavam secando. O topo das casas eram sempre os mais quentes, por ser onde o sol mais bate no verão e porque no inverno todo o calor que vem dos andares da casa se alojam nele.
A casa fica aberta à visitação das 9h às 17h e não tem dias certos para fechar. A entrada custa 300 yens (cerca de 3 dólares)
GASSHO MUSEUM
Do outro lado da vila, depois de uma ponte suspensa e próximo ao estacionamento dos carros e ônibus de excursão, fica o Gassho Museum, que reúne diversas casas em estilo gassho. Lá eles agruparam diversos tipos de casas diferentes para exibição e preservação de um dos maiores patrimônios de Shirakawa-go. Nós resolvemos não entrar, porque, pelo que vimos em fotos e ouvimos de pessoas que acabam de sair do lugar, acreditamos ser mais do mesmo.
Para quem quiser fazer a visita, a entrada custa 600 yens (cerca de 6 dólares)
CAMINHADA PELA VILA
Eu sempre prefiro caminhar mais livremente pelos lugares que visito para observar os costumes locais.
A vila de Shirakawa-go tem uma boa estrutura para turistas, com vendinhas, lojas de souvenirs e restaurantes, muitos deles com um jeito meio caseiro e improvisado, mas nunca desarrumado e desajeitado.
Apesar do turismo típico e pacato da região, caminhar sem roteiro e sem preguiça por toda a vila é a melhor forma de descobrir os seus cantinhos mais vazios e tranquilos. Ver a agricultura local, os espantalhos das plantações, as casas de moradores, as bicicletas e os brinquedos nas portas, as roupas penduradas no varal é sentir a alma de Shirakawa-go.
CASA DE DESCANSO
Para os pés cansados de caminhar sempre há uma área de descanso para relaxar. A rima não foi boa, mas encontrar lugares como esse é uma maravilha! A área de descanso de Shirakawa-go se parece com um pequeno santuário e tem várias esteiras espalhadas para acolher os visitantes exaustos. Uma graça de lugar e um mimo que só poderia ser coisa de japonês, mesmo!
COMO CHEGAR
Takayama costuma ser o ponto de partida da maioria dos turistas que visitam Shirakawa-go. E não foi diferente com a gente. Chegamos na cidade e uma das primeiras coisas foi comprar os bilhetes para Shirakawa.
Horários dos ônibus
Shirakawa-go – Takayama
6h43 / 9h35* / 10h20* / 10h45 / 11h15 / 12h05* / 12h15* / 13h15 / 13h35* / 14h35* / 15h15 / 16h15 / 17h20* / 17h30 / 19h43**
Takayama – Shirakawa-go
7h50* / 8h20* / 8h50 / 9h50 / 10h50 / 11h25* / 11h50 / 12h20* / 12h50* / 13h50 / 14h30* / 14h50 / 15h50* / 16h30* / 17h50 / 19h**
* apenas com reserva
** funciona de segunda a sexta, exceto nos feriados (13 a 15 de agosto / 29 de dezembro a 03 de janeiro)
As passagens nos horários sem asterisco não podem ser reservadas, é por ordem de chegada. Recomendo chegar 30 minutos antes do horário de partida, porque as filas costumam ficar grandes.
As reservas podem ser feitas na rodoviária, que fica ao lado da estação e funciona até as 19h. Os bilhetes sem horários marcados podem ser comprados direto no guichê da rodoviária ou em uma máquina que fica na frente dela, do lado de fora.
Preço: 2210 yens o trecho, cerca de US$ 22.
Você também pode gostar desses posts:
wordpress theme by initheme.com
21 comments. Leave new
Que legal conhecer esses lugares cheio de histórias e ainda curtir tranquilamente cada cantinho. Adorei as fotos e as dicas.
Foi maravilhoso, Flavia! O Japão guarda muita preciosidade!
Estou impressionada com a beleza desse lugar. Japão nunca esteve nos meus planos, mas fico encantada com as fotografias. E o seu texto, a forma como escreve, é maravilhosa.
Parabéns!
Muito obrigada pelo elogios, Aline! Fico muito feliz que tenha gostado! 🙂
O Japão demorou a entrar nos meus planos, mas depois de ver e ler tanta coisa legal, não resisti!
Estive aí em novembro!! Que saudadessssssssssssssss… parabéns pelo post! Levou-me lá de novo 🙂
Obrigada, Rui! Fomos bem pertinho, então. Estivemos em outubro e adoramos!
Adorei conhecer esse lugar lindo.
Engraçado que a gente imagina o Japão com aqueles cruzamentos mega lotados, e nunca associa a vilarejos tão lindos como esse.
Parabéns pelo post. Vai para a listinha de lugares a serem visitados no Japão.
Pois é! E até as grandes cidades, como Tóquio, não são o caos que imaginamos.
O Japão deve ser magnífico! Essa aldeia agora está na minha lista de locais que quero conhecer quando me aventurar pelo oriente.
O Japão é realmente maravilhoso, um lugar único que vale a pena conhecer!
Olááá Naná! Que lugar lindo!!! Não sabia da existência dele, mas achei muito interessante a questão de os telhados serem amarrados e, mesmo assim, suportarem uma camada bastante espessa de neve.
Parabéns pelo post!
Abraços
Carolina
Muito legal, né?! Eu fiquei impressionada com a originalidade desse lugar!
Nossa, Shirakawa-go é realmente muito charmosa. Pelo menos é o que o seu post e as fotos mostram…fiquei babando. E concordo, andar sem roteiro nesses lugares é a melhor opção. É o que farei quando estiver por lá. Obrigada por compartilhar os horários e preços dos ônibus. Já incluí aqui na minha lista. <3
Tomara que seja útil pra você, Margareth! É um lugar super bucólico, que vale a pena conhecer se fora ao Japão!
Que lugar fascinante! Fiquei encantada com a arquitetura das casas e com o clima bucólico
É tudo muito lindo e bem cuidado. Por toda parte da cidade tem uma aula de história!
Que linda cidade! Amei tanto a geografia do lugar, como as casas, que graça. Post muito legal, parabéns!
Que lugar mais maravilhoso é esse!
Mesmo sabendo que o Japão é tão antigo e com tanta história, nunca havia parado para pensar em passeios com esse. Lindo1
O interior do Japão é demais! Vale muito a pena conhecer!
Parabéns pelo blog, estou pegando várias dicas legais com vc… gostaria de saber se dá para conhecer Takayama e Shirakawa go em um dia. Estou pensando em sair de Osaka beeeem cedo, chegar em Takayama, conhecer a cidade pela manhã e de tarde ir até Shirakawa go. Voltando para dormir em Takayama… é possível ou fica corrido? Obrigada desde já!
Oi, Ana! Fico feliz que as dicas estejam ajudando! =)
Com relação à sua pergunta, acho que fica bastante corrido e você vai acabar conhecendo pouco de Takayama, mas, se for o único jeito, respira fundo e manda ver! rs
Uma boa opção para te ajudar a conhecer um pouco mais de Takayama, de forma mais prática e rápida, é alugar uma bike. Há vários pontos de oferta espalhados pela cidade e custa cerca de US$3 a hora.
Boa viagem!