Morro de São Paulo é coisa da antiga! A vila de pescadores nasceu em 1535 na Ilha de Tinharé, região também conhecida como Costa do Dendê. Mesmo com o crescimento do turismo, que, infelizmente, desencadeou um crescimento urbano desordenado e irregular, há muita coisa legal para fazer em Morro de São Paulo e vários cantinhos únicos e pouco explorados para descobrir.
A poucas horas de Salvador (se quiser saber mais, aqui eu explico várias formas de chegar à ilha), Morro ainda é um refúgio paradisíaco de águas calmas, quentinhas e cristalinas.
O que fazer em Morro de SP | VILA
A vila é considerada o centro de Morro de São Paulo. Poucos metros depois da rampa de acesso do cais encontramos símbolos históricos, como a Igreja de Nossa Senhora da Luz, construída em 1628, e o Casarão, construído entre 1608 e 1616, uma das primeiras casas residenciais da região, que hoje funciona como hotel e restaurante.
Além dos atrativos históricos, a vila reúne diversos bares, restaurantes, agências de viagens, pousadas, supermercados e lojinhas. É o centro comercial de Morro de São Paulo. Para quem curte artesanato, todas as noites, na Praça Aureliano Lima, acontece uma feirinha com barracas de bijuterias, jóias em prata e objetos de decoração. Ótimo para comprar umas lembrancinhas!
A vila também é o lugar onde a galera que vai curtir as baladas de Morro de São Paulo inicia os trabalhos. Há várias barraquinhas de drinks espalhadas e as frutas com as quais preparam os coquetéis são lindas de morrer!
O que fazer em Morro de SP | PRIMEIRA PRAIA
Passando a vila, chegamos à Primeira Praia , onde também encontramos muitos comércios e pousadas. A Primeira Praia é pequena e pouco frequentada pelos turistas, mas tem uma beleza particular. Dá até para curtir uma piscina natural entre o início e o fim da manhã.
O que fazer em Morro de SP | SEGUNDA PRAIA
A Segunda Praia é a mais badalada de Morro de São Paulo. Suas areias são quase que totalmente tomadas por mesas, cadeiras, guarda-sóis e barracas de drinks. Em toda a sua extensão há diversas opções de bares, restaurantes e pousadas. Não é o ponto ideal para quem está em busca de sossego, mas, caminhando até o seu canto direito – de quem está de frente para o mar – está a Ilha da Saudade, onde se pode encontrar um tantinho de tranquilidade.
O que fazer em Morro de SP | TERCEIRA PRAIA
A Terceira Praia só aparece quando a maré está bem baixa. Além de as construções terem avançado em direção à praia, o mar engoliu boa parte da faixa de areia. Na maior parte do dia, só é possível atravessar da Quarta para a Segunda Praia pelo calçadão construído em sua extensão.
O que fazer em Morro de SP | QUARTA PRAIA
A menos de 10 minutos de caminhada da Segunda Praia, a Quarta Praia, atualmente, é a minha preferida em Morro de São Paulo. Ela é a maior praia da região, com 8 km de extensão, emoldurados por coqueirais, sombras naturais de árvores e uma imensidão de águas calmas e quentinhas. Durante a manhã dá para curtir várias piscinas naturais e admirar os peixinhos coloridos que nadam livremente.
A praia tem pouca infraestrutura e fica tranquila, bem diferente do clima de badalação da Segunda Praia, mas encontramos bares e restaurantes muito simpáticos por lá. Estivemos em Morro em um feriado e ainda assim conseguimos curtir a praia bem vazia.
O que fazer em Morro de SP | QUINTA PRAIA ou PRAIA DO ENCANTO
A Quinta Praia é a mais preservada e fica totalmente isolada, em uma área onde só há hotéis e resorts. A escolha perfeita para quem quer ficar longe de tudo, em contato total com a natureza. O acesso a ela, obviamente, não é dos mais fáceis, mas nada impossível de se fazer em umas duas ou três horas de caminhada ou pedalando. Só é bom ficar atento à maré para não ter dificuldade na hora de voltar.
O que fazer em Morro de SP | PASSEIO DE VOLTA À ILHA
Há alguns dias eu publiquei aqui no blog um post completíssimo sobre o indispensável passeio de volta à ilha! Ele dura o dia inteiro e passa por lugares paradisíacos como as piscinas naturais de Moreré e Boipeba.
O que fazer em Morro de SP | CAMINHADA ATÉ A GAMBOA
Eu queria muito ter feito essa caminhada, juro, mas fiquei só no querer e fui vencida pela preguiça. Eu vi algumas fotos e fiquei babando, então façam o que eu digo e não façam o que eu fiz, porque me arrependo amargamente agora. A caminhada até a Gamboa dura cerca de 30 minutos e parece ser super agradável, passando por lindas praias e piscinas naturais. No trajeto ainda tem a famosa encosta de argila, onde a galera costuma fazer aquela parada estratégica para lambuzar todo o corpo com a substância que, reza a lenda, tem uma ótima função esfoliante. Se ficar incomodado com a lambança, a praia da Gamboa fica do ladinho da encosta, com águas mansas, larga faixa de areia e ótima estrutura de barracas. Na volta a maré provavelmente já vai ter subido, mas não se preocupe, porque há vários barquinhos por lá que funcionam como táxi e cobram entre R$ 3 e R$ 5 por pessoa da Gamboa até o cais de Morro de SP.
O que fazer em Morro de SP | TIROLESA
A tirolesa de Morro de São Paulo é a maior tirolesa dentro d’água do Brasil! São 340 metros de comprimento e 70 metros de altura! Para chegar até o seu ponto de partida é preciso subir uma escadaria e passar por uma pequena trilha. Nada que sedentários como eu não consigam superar com um pouquinho de dedicação. Respira fundo e vai! Antes de descer a tirolesa, ainda se tem o privilégio de contemplar uma vista panorâmica para as Primeira, Segunda e Terceira praias. Ao cair nas águas da Primeira Praia, um instrutor já posicionado no local ajuda os visitantes a saírem do mar.
Preço tirolesa: entre 35 e 50 reais, dependendo da temporada e do seu poder de barganha.
O que fazer em Morro de SP | ASSISTIR AO PÔR DO SOL
Visual espetaculoso é o que não falta em Morro de São Paulo. A ilha, rodeada por coqueirais, montanhas e águas mansas e claras, adora exibir o sol se banhar em seu mar até adormecer. O alaranjado do astro-rei se espalhando pelo horizonte é um clássico de Morro, que pode ser visto de vários pontos. A Toca do Morcego e o Farol do Morro são os pontos mais famosos, mas nós não fomos a nenhum dos dois. A Toca do Morcego é muito badalada e nós queríamos um pouco de sossego e o Farol estava fechado para reforma. Então ficamos com o pôr do sol do porto de Morro e com o da Segunda Praia, que em nada nos decepcionaram.
O que fazer em Morro de SP | A NOITE DE MORRO DE SÃO PAULO
A Morro de São Paulo que eu conheci por volta de 2007, definitivamente, não é mais a mesma! O lugar pacato e tranquilo agora é bombação 24 horas por dia. De segunda a segunda a noite da ilha tem agito. Além dos bares e restaurantes, há quatro casas noturnas na região: Pulsar, Toca do Morcego, Six Club e Funny. Ah! Todas as segundas e quinta-feiras são dias de luau na Segunda Praia.
Eu diria que Morro de São Paulo é um lugar bastante eclético, que consegue agradar a todos os gostos. É o lugar perfeito para uma viagem romântica, em família, com os amigos e até para ir sozinho e relaxar, basta escolher os programas certos para fazer, a localização mais conveniente para se hospedar e curtir ao máximo. Dizem que só se visita Morro de São Paulo uma vez, porque depois a ilha muda de nome e vira Morro de Amor (ou de Saudade)!
Você também pode gostar desses posts:
wordpress theme by initheme.com