Curte um cemitério? Em Marrakech estão enterradas dezenas de pessoas da dinastia saadiana. Mas o lugar não é nada macabro, ao contrário! Além das tumbas propriamente ditas, os jardins são um atrativo à parte. Bem-vindo às Tumbas Saadianas!
O mausoléu principal, do sultão Ahmed Al-Mansour e sua família, é o mais bonito, em estilo arabesco e com imponentes colunas. A chamada Câmara dos 12 Pilares foi toda feita com mármore de Carrara, na Itália (haja grana!) e tem detalhes em ouro puro (haja mais grana!), principalmente no teto.
A câmara é relativamente pequena e só se pode chegar até a estreita porta, onde fotos são permitidas. Portanto, geralmente há uma fila (que, quando fomos, era pequena) para chegar à porta. Enquanto esperávamos, deu pra fazer uma foto nas reentrâncias que também lembram tumbas! 😜
Os jardins que rodeiam as tumbas são bem verdinhos e belos, cheios de palmeiras e árvores floridas. Porém, um detalhe chama a atenção: ali embaixo também estão enterradas centenas de corpos, de parentes mais distantes do sultão e soldados mais importantes.
Antigamente, o complexo de tumbas era totalmente aberto para a admiração do público, mas o sultão alauita Moulay Ismail (sim, o mesmo que demoliu o Palácio El Badi) mandou cercar a área com muros, escondendo um pouco a importância da inimiga dinastia saadiana. Pelo menos ele teve respeito com os defuntos e não mandou destruir tudo!
Para quem não tem problemas com a morte, é um lugar bacana de se visitar! 😛
Dica: bem ao lado das Tumbas Saadiaanas há uma mesquita bonita, chamada Moulay El Yazid. Vale fazer umas fotos por ali. Só por fora, infelizmente.
TUMBAS SAADIANAS
Entrada: 10 dirhams
Horário: segunda a domingo, das 9h às 12h e das 14h30 às 18h
Veja o mapa abaixo com a localização das Tumbas Saadianas e de outros pontos que visitamos em Marrakech!
Você também pode gostar desses posts:
wordpress theme by initheme.com