O Algarve é uma região no sul de Portugal, a cerca de 2h30 de distância de Lisboa, que, além de ter lindas cidades históricas, concentra algumas das maiores belezas naturais do mundo. Os municípios mais procurados pelos visitantes são Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos e Portimão, por conta de seus atrativos naturais e pontos turísticos. E é aí que surge a difícil questão… Onde ficar no Algarve?
Preparamos um guia completíssimo, com dicas de hospedagem para todos os estilos e bolsos em cinco regiões:
Leia também: Algarve: Fotos e dicas de um dos pontos turísticos mais queridinhos da Europa
Nós mesmos ficamos muito confusos na hora de escolher e, apesar de estarmos de carro (conseguimos os melhores preços na RentCars – já guarda o link!), focamos nossa busca em um lugar que pudesse unir facilidade de acesso às principais praias, mas que tivesse um centro histórico com boas opções de bares e restaurantes. O fato é que essa decisão varia de acordo com o gosto de cada um.
Vale sempre lembrar que para viajar para a Europa é obrigatório fazer o seguro viagem (consegui 10% de desconto usando esse link). O documento pode ser exigido na sua entrada no país e é essencial para garantir maior tranquilidade no caso de imprevistos, já que custos de uma emergência médica no exterior podem ser praticamente impagáveis.
Caso queira chegar conectado na Europa, recomendo demais o chip de internet da Yes Brasil. Testei alguns chips e esse foi o único que realmente funcionou. Essa é, sem dúvida, uma ótima escolha para quem vai viajar para o continente. A internet funciona até nos lugares mais afastados no 4G, numa velocidade surpreendente.
Abaixo listamos algumas das cidades mais procuradas pelos visitantes da região para facilitar essa tarefa e te ajudar a fazer a escolha certa de onde ficar no Algarve:
Essa é uma das partes mais procuradas do Algarve pelos turistas, logo é a que costuma ficar mais cheia. O município tem algumas das praias mais lindas da região (Pescadores, Peneco e Inatel) e um centro histórico com praças, restaurantes, bares e uma noite bem agitada. Só não é uma boa ideia para quem não gosta muito de “muvuca”.
Ótimas opções de hospedagens em Albufeira:
Veja aqui todas as ofertas de hotéis em Albufeira no Booking.
Faro é a capital do Algarve e a porta de entrada da região, por causa do aeroporto. Tem um centro histórico cheio de museus, igrejas em estilo rococó e casinhas centenárias espalhadas por suas ruas estreitas.
Siga a gente no Instagram @lavainana para ver as fotos lindas que publicamos por lá! Também pode ficar à vontade para nos mandar uma mensagem. Responderemos com todo prazer.
Por ser sede da Universidade do Algarve, Faro mistura tradição com uma atmosfera jovem, que pode ser percebida em seus cafés, bares e restaurantes, mas não espere um agito noturno como o de Albufeira. Mesmo durante o pico do verão ela não fica muito cheia, já que não faz parte do roteiro turístico convencional. Para os visitantes que preferem ficar próximos às praias mais famosas, a cidade não é a mais indicada.
Ótimas opções de hospedagens em Faro:
Veja aqui tem todas as ofertas de hotéis em Faro no Booking.
Portimão é a segunda cidade mais povoada do Algarve, ficando atrás apenas de Faro, a capital. Além de um centro histórico movimentado, ela tem boa estrutura e praias famosas como Praia do Alemão e Praia da Rocha. Não visitamos Portimão porque depois de pesquisar bastante não achamos as praias tão interessantes quanto outras que queríamos conhecer.
Ótimas opções de hospedagens em Portimão:
Veja aqui tem todas as ofertas de hotéis em Portimão no Booking.
Lagoa é uma pequena cidade conhecida pelas suas lindas praias que fica entre Albufeira e Lagos. É lá onde estão as famosas praias da Marinha, Carvalho, Carvoeiro e Albandeira, por exemplo, algumas das mais bonitas da região. Além disso, o município abriga um dos mais exuberantes cartões postais do Algarve: o Algar de Benagil, uma gruta com um buraco no teto que esconde uma pequena e charmosa praia. Por ser uma cidade menor, Lagoa não tem um centrinho com agito noturno como a vizinha Lagos, por exemplo. Para ver uma movimentação maior é preciso pegar a estrada.
Ótimas opções de hospedagens em Lagoa:
Veja aqui tem todas as ofertas de hotéis em Lagoa no Booking.
Finalmente chegamos à nossa escolhida! Pequena, acolhedora, mas com um centro histórico pitoresco e cheio de opções de bares, pubs e restaurantes, Lagos nos encantou. A cidade é a melhor opção para quem está sem carro ou quer se deslocar com facilidade para conhecer outros pontos do Algarve. As praias da Dona Ana (eleita a mais bonita da Europa), do Camilo e a Ponta da Piedade ficam a poucos minutos do centro da cidade.
Ótimas opções de hospedagens em Lagoa:
A gente costuma reservar todas as nossas hospedagens pelo Booking. É o site em que temos confiança, sempre usamos e nunca tivemos problema. Nesse link filtrei todas as hospedagens em Lagos, no Algarve, que na minha opinião é a melhor região para ficar hospedado. Guarda ele para quando for reservar a sua hospedagem!
Mais dicas de hospedagem na Europa: O blog Juju na Trip tem um post completíssimo de onde ficar em Paris.
Você também pode gostar desses posts:
wordpress theme by initheme.com
2 comments. Leave new
Todo o Algarve é maravilhoso, mas noto que estão faltando as duas pontas da costa e que valem bem a pena: Sagres, mais selvagem; a praia da Ingrina é bem marcante; e Tavira, com o seu centro histórico, e as praias de Cabanas, Cancela Velha, ou, um pouco mais afastado, Pedras d’el rei , vale bem a pena!
Obrigada pelas dicas, Luísa! Devem ser lugares maravilhosos, com certeza! Em breve visitarei pra deixar aqui o meu feedback! =)