Mais da metade da população de Dubai é composta por indianos. Outra boa parte é de paquistaneses e filipinos, deixando cerca de 17% para os árabes (ou emiradenses).
Dubai é toda planejada para uso de automóveis. As avenidas largas e quadras enormes transformam simples caminhadas em missões. O metrô é apenas uma linha reta e não chega a todos os pontos e os ônibus são escassos.
Para ver mais dicas, siga o Lá Vai Naná no Instagram. Tem várias de fotos lindas por lá!
Você pode descer numa estação de metrô e sair no meio do nada. Sério! Na estação Mall of the Emirates, por exemplo, saindo pelo lado oposto ao shopping, só se encontra o primeiro prédio a, no mínimo, 500 metros da saída do metrô.
Apesar de toda a modernidade que permeia Dubai, muitos homens e mulheres se vestem de maneira tradicional, de acordo com o islamismo, e seguem as tradições da religião. As mulheres, em suas vestes pretas, que muitas vezes só deixam os olhos de fora, contrastam com os homens, vestidos com batas brancas e sandálias.
A religião oficial é o Islamismo, mas também há templos hindus e cristãos na cidade.
Ah! Se for se hospedar em Dubai, guarda esse link. Nele reuni e organizei as hospedagens mais bem avaliadas do emirado, para você reservar sem susto.
É comum ver homens acompanhados de duas ou mais esposas. O Islã permite que um homem tenha até quatro mulheres, desde que trate todas da mesma forma. Quero ver dar conta!
Em quase todos os lugares há salas de orações, inclusive rodoviárias, aeroporto e shoppings.
A maioria dos homens usa sandálias. Cheguei à conclusão de que isso facilita na hora de eles fazerem suas orações diárias, já que pra entrar nas mesquitas é preciso tirar os sapatos.
Dubai é tão quente que até os pontos de ônibus têm ar condicionado.
Não se pode mastigar chiclete ou comer no metrô. Quem infringir a regra pode pagar uma multa de 100 dirhams, cerca de R$ 70.
A sexta-feira é um dia de descanso em Dubai, equivalente ao nosso domingo, e muita coisa não abre. O metrô só começa a funcionar às 13h. Ou seja, quinta-feira é dia de bombação na cidade!
Os homens andam abraçados e de mãos dadas com outros homens, mas não têm costume de fazer isso com suas próprias esposas, o que se explica no item a seguir.
Gestos afetuosos de casais em público são proibidos. Andar de mãos dadas até pode, mas os locais não o fazem com pessoas do sexo oposto. Nas mesquitas muçulmanas, qualquer contato entre homem e mulher é proibido, chamam atenção, mesmo, com direito a gritos e apitos dos vigias. Aconteceu comigo e com o Fabiano, quando nos aproximamos para tirar uma foto. =/
Dubai parece ser obcecada pelo Guinness Book. Tem o maior prédio do mundo (Burj Khalifa), com o elevador mais rápido do mundo e com o restaurante mais alto do mundo, cujo acesso é pelo Dubai Mall, o maior shopping do mundo.
A mesma dinastia governa Dubai desde 1833. O atual governante de Dubai é o sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum.
Há fotos do sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum estampadas por todos os lugares: hotéis, lojas, casas, outdoors e até em camisas e bonés.
Em alguns ônibus, há assentos reservados exclusivamente para mulheres e seus acompanhantes. Para pegar o ônibus, as filas são organizadas de duas formas: uma apenas para homens e outra para mulheres e familiares.
Dubai oferece uma culinária variada. Devido ao grande número de imigrantes e por ser uma cidade cosmopolita, pode-se encontrar desde o barato kebab na esquina até o mais sofisticado restaurante francês, passando pelas cadeias de fast food americanas.
O idioma oficial de Dubai é o Árabe, mas quase todo mundo fala um inglês bem estranho.
A população masculina de Dubai é cerca de três vezes maior do que a feminina.
Os dois arquipélagos em forma de palmeiras, Palm Jumeirah e Palm Jebel Ali (as Palm Islands) são artificiais.
Apesar do calor desértico de Dubai, existe uma pista de esqui na cidade. Também artificial, claro. Ela possui 400 metros e fica no Emirates Mall.
O hotel mais luxuoso de Dubai, o Burj Al Arab, possui paredes revestidas de ouro 24 quilates. O prédio de 60 andares tem 320 metros, sendo 45 metros abaixo do nível do mar.
O consumo de bebidas alcoólicas só é permitido em bares, boates e restaurantes vinculados a hotéis que licenciados para esse tipo de consumo.
Do alto do Burj Khalifa é possível ver vários prédios subindo no meio do deserto.
Um dos grandes investidores imobiliários de Dubai é a família do barbudo Osama Bin Laden. Alguns brincam dizendo que Dubai é o lugar mais seguro do mundo para se investir, já que o Al Qaeda não atacaria o paraíso de seus negócios.
Você também pode gostar desses posts:
wordpress theme by initheme.com
30 comments. Leave new
Parabéns! O post é realmente muito interessante! Muitas diferenças culturais! Algumas coisas eu já sabia, mas outras não! 🙂 Provavelmente vão achar que sou maluca, mas o engraçado é que eu não tenho vontade de conhecer Dubai! kkk Abs!
Eu te entendo! Também nunca tive muita vontade, mas aproveitei uma parada de 3 dias pra dar uma espiada. E até que foi uma experiência válida. hahha
Bjs
Dubai é incrível, é um dos lugares onde pudemos ver nitidamente o potencial da engenhosidade humana. Adorei as curiosidades, esta é a melhor parte de se viajar, entender o mundo com outros olhos.
É realmente incrível! Um lugar que saiu do nada, em meio ao deserto. Fora que é uma mistura cultural impressionante!
Dubai, é D +, fomos em 2014 para lá, muito legal saber esas curiosidades, algunas já conheciamos, o resto só vivendo ai para saber.
Viajar nos traz um enriquecimento cultural incrível, né? Dubai é realmente impressionante!
Adorei as curiosidades. Fiquei até com vontade de conhecer Dubai. Obrigada!
Vale muito a pena! É um lugar interessante!
Naná! Adorei o post e a forma bem humorada e descontraída que tu conta sobre a cidade. Parabéns! Beijos
Que legal que gostou, Marcia! Muito obrigada! 😀
Adoro o seu blog! Vou para Dubai em abril e adorei o post. Muito divertido e informativo ao mesmo tempo. Show!
Obrigada, Lulu! Também gosto muito do seu! Vai ficar quanto tempo? Vai conhecer Abu Dhabi também?
Muito legal o post e a forma bem humorada que você nos trouxe estas curiosidades.
Acho muito interessante saber o que se passa no lugar que visitamos. Parabéns! 😉
Muito obrigada, Gabi! Fico feliz que tenha gostado! Sou tão apaixonada por viajar porque amo conhecer novas culturas! 😀
Adorei o post. Ar condicionado em ponto de ônibus?? kkkk Igualzinho aqui! Gostei também dos costumes, o homem e suas esposas, deve ser interessante ficar vendo isso
É meio louco, né? Mas é bem interessante e diferente. Chega a chocar um pouco, mas é sempre válido fazer essa imersão cultural.
Adorei ler estas curiosidades. Sempre bom conhecer a cultura antes de visitar um país.
É a melhor parte de viajar: conhecer novas culturas!
Nossa que legal o post… gostaria muito de conhecer Dubai, mas sou muito averso ao calor… me conta como sobreviver ao calor por lá rsrsrs
Pra quem já sobreviveu ao Rio de Janeiro, sobrevive fácil em Dubai! hahhaha…Pode ir que é tranquilo!
Sensacional o seu post!! Duas coisas precisamos copiar com urgência: sexta-feira de descanso ( mas vamos manter o domingo) e ponto de ônibus com ar para o Rio de Janeiro, por favor!!!
Também acho ótimo, Carla! hahaha
Ai que bacana…..adorei as curiosidades… Parabens!!!
Obrigada, Andrea! 🙂
Eu sei que cada país tem sua cultura, mas não poder andar de mãos dadas é demais.
Para nós realmente parece absurdo, mas, faz parte, né? hahaha
adorei ver as imagens queria ver de perto,que Ala seja com todos
Fico feliz que tenha gostado e espero que em breve possa realizar essa vontade! =)
se acontece de vc andar de maos dada oq acontece vc e preco ou aga um multa?
Oi, Maira! Na verdade, não é proibido andar de mãos dadas, já que não tem isso escrito em nenhum lugar, mas o gesto não é bem visto entre os locais. Nas mesquitas, sim, é proibido. Nelas os guardinhas ficam de prontidão e chamam a atenção dos desavisados com gritos e apitos.