Sabe aquelas fotos de lugares impressionantes do mundo compartilhadas na internet, que muitas vezes parecem montagem, de tão surreais de lindas que são as paisagens? Um desses lugares é o Algar de Benagil.
A gruta fica no Algarve, uma região no sul de Portugal, famosa pelas lindas praias de águas calmas e clarinhas e falésias douradas que compõem sua paisagem. Aqui nesse post contamos tudo sobre esse paraíso alegre e ensolarado, conhecido como “o segredo mais famoso da Europa”.
Por toda a costa do Algarve há incontáveis grutas criadas pelo constante encontro do mar com as rochas. E um dos resultados mais lindos desses encontros certamente é o Algar de Benagil. Fica fácil entender por que esse é um dos pontos mais famosos de uma região que não economiza em exuberância.
A gruta no meio do mar, com um buraco no teto, é uma obra de arte. Fiquei impressionada com os arcos de entrada para a caverna e com o holofote de luz natural que se criava na faixa de areia da pequena e pacífica praia. Os raios solares que entram pela abertura do algar proporcionam um verdadeiro espetáculo da natureza.
A iluminação mergulha na água do mar e reflete cores mágicas por toda parte, destacando o verde-esmeralda da água e o dourado das rochas. A iluminação da gruta fica mais bonita entre 11h e 13h, quando a incidência da luz através da abertura do topo é maior.
O Algar de Benagil fica na Praia de Benagil, na cidade de Lagoa. O acesso só é possível pelo mar, mas não é nada complicado. As opções são:
Nado
Como a Praia de Benagil fica ao lado do Algar de Benagil, a cerca de 60 metros de distância, se houver um pouco de disposição e as condições do mar estiverem favoráveis, ir até lá nadando não é tão difícil. Em 10 ou 15 minutos de braçadas se chega ao interior da caverna.
Aluguel de kayak
Logo na entrada da Praia de Benagil há algumas empresas que disponibilizam o serviço de aluguel de kayak. Quando fui, em junho de 2017, a hora custava 20 euros para duas pessoas. Para quem gosta de fazer as coisas no seu tempo, é a melhor opção.
Passeio de barco
Havia duas empresas (Tortuga e Didi) na entrada da praia que ofereciam passeios de 1h (20 euros adultos / 10 euros crianças) e 1h30 (30 euros adultos / 15 euros crianças).
Os barcos das empresas são pequenos e visitam cerca de 20 grutas, além de passar pelas praias do Carvalho e da Marinha, entre outras.
O passeio é legal para quem quer visitar mais lugares, mas é meio corrido, então não recomendo para quem gosta de fazer as coisas com mais calma. Essa foi a nossa opção porque estávamos com muitos equipamentos fotográficos que não poderiam molhar, mas em outras condições teríamos decidido pelo kayak.
Só vale se certificar de que é realmente possível descer do barco no Algar de Benagil. Quando compramos o passeio com a empresa Didi, nos garantiram que poderíamos descer na areia da gruta, mas, ao chegarmos, o condutor do barco disse que isso não seria possível.
Ficamos muito chateados, principalmente o Fabiano, já que queríamos fazer uma foto da areia, pegando a abertura do teto e os arcos da entrada, como na foto abaixo, registrada por Pedro Silva.
Superado o desapontamento por não termos conseguido fazer a foto do Algar de Benagil no ângulo que queríamos, seguimos para ver a gruta do alto.
Encaramos uma pequena subida por uma rua ao lado direito de quem sai da praia e fomos em direção ao estacionamento público, de onde sai a trilha molezinha que leva ao algar. Não há como se perder, é só pegar uma pequena entrada à direita do estacionamento e seguir em frente por cinco minutinhos pelo caminho de terra batida.
Chegando ao topo do Algar de Benagil, uma linda paisagem se revela e podemos ver a água verde-esmeralda entrar calmante na gruta e molhar a areia da pequena praia. Com essa imagem nos despedimos do paraíso com a certeza de que em breve nos veríamos novamente.
A gente costuma reservar todas as nossas hospedagens pelo Booking. É o site em que temos confiança, sempre usamos e nunca tivemos problema. Nesse link filtrei todas as hospedagens em Lagos, no Algarve, que na minha opinião é a melhor região para ficar hospedado. Guarda ele para quando for reservar a sua hospedagem!
Você também pode gostar desses posts:
wordpress theme by initheme.com
6 comments. Leave new
como e o clima por ai?
tem emprego ?
Tem as estações bem definidas. Fomos no verão e estava bem quente. Se tem emprego, infelizmente, não sei te dizer.
Olá! Adorei seu post, muito bem detalhado. Parabéns! Qual mes você foi? Eu irei na última semana de agosto, espero que não esteja super lotado.
Oi, Flávia! Tudo bem? =)
Fico feliz que tenha gostado do post.
Nós fomos ao Algarve em meados de junho e estava bem tranquilo, começando a esquentar, um clima bem gostoso e as praias não estavam cheias. Acredito que em agosto a região tenha mais gente, mas vai dar pra curtir muito. O lugar é lindo demais!
Nesse post, a gente dá várias dicas detalhadas sobre regiões para se hospedar. Depois dá uma olhada lá porque acho que pode te ajudar: https://lavainana.com.br/onde-ficar-algarve-hospedagem-portugal/
Beijos!
Lindas fotos e linda praia!
Obrigada! Nós adoramos! =)