Quem sonha em passar um dia de verão curtindo um relax em águas caribenhas não precisa ir muito longe! Bem pertinho de Cabo Frio e Búzios, Arraial do Cabo impressiona com sua beleza natural. A 170 km do Rio de Janeiro, habitam praias paradisíacas, de águas transparentes e areia branquinha, como as Prainhas do Pontal do Atalaia. Além da vista linda da chegada, a praia é uma delícia!
O acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia pode ser por barco, carro ou, para aqueles que têm disposição sobrando, caminhando por cerca de uma hora pela estradinha de terra e paralelepípedo. Na alta temporada pode haver cobrança de taxa para veículos nas imediações do acesso à praia. Fomos em janeiro de 2015 e pagamos R$ 10. Vale lembrar que a taxa é única para o dia inteiro e com o bilhete adquirido é permitido estacionar em qualquer parte da cidade.
Dicas de hospedagem em Arraial do Cabo: Pousada da Prainha | Pousada Estalagem dos Corais
Para chegar às areias da praia é preciso encarar uma significativa descidinha. Antes, o acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia era feito por um trilha de pedras, mas em janeiro de 2014, a praia ganhou uma nova escadaria de madeira, com 225 degraus. Como diz o ditado, para descer, todo santo ajuda, mas na subida eu precisei fazer algumas paradas estratégicas para “admirar a paisagem”. 😛
Ainda do alto do morro se avista um cenário digno de cartão postal. As duas prainhas de Pontal, separadas por rochas, são perfeitas para relaxar e esquecer que o mundo existe. O mar calmo e transparente revela diversos tons de azul e foi por conta dessas águas claras e de sua biodiversidade que Arraial do Cabo recebeu o título simbólico de “capital do mergulho”. É de deixar qualquer um de queixo caído!
Com areias muito brancas e finas, os dias de vento podem se tornar um pouco incômodos. Uma barraca sempre acaba voando e é preciso sacudir as cangas com frequência se não quiser virar um frango à milanesa. Também é preciso tomar muito cuidado com o sol! A brisa constante pode fazer com que você nem perceba que, além de empanado, está virando um frango assado.
A prainha à esquerda de quem observa o mar, na minha opinião, é o cantinho mais gostoso. Esse lado costuma ficar mais vazio e ainda tem as deliciosas dunas, onde a galera costuma praticar o famoso “esqui-bunda”.
As águas de Arraial do Cabo não são quentinhas como as do nordeste do Brasil, mas, apesar de geladinhas, são bastante agradáveis. Basta um mergulho rápido para acostumar e curtir a piscininha até os dedos enrugarem. Também não é preciso se preocupar com alimentação. Há várias barraquinhas e vendedores em toda a extensão da praia, mas, se quiser levar o próprio lanche, não precisa se fazer de rogado! Muita gente leva isopores e sacolas térmicas com comidas e bebidas e economiza uma graninha, que na minha opinião é a melhor opção. Afinal, esse é o nosso lema: se divertir muito e gastar pouco!
wordpress theme by initheme.com
2 comments. Leave new
Adoro Arraial do Cabo! Mas acredita que nunca fiquei nesta praia? Sempre acabo ficando na praia do Forno! Tenho que resolver isso da próxima vez que eu for lá! 😉 Bem legal o post!
A praia do Forno é uma delícia, mas Arraial realmente tem muita praia linda para explorar. Bom que você tem um ótimo motivo para voltar lá! hahaha