Arraial D’Ajuda, o famoso distrito de Porto Seguro, no sul da Bahia, me surpreendeu muito positivamente, não só pela beleza de suas praias como também pelo seu centro histórico organizado e super simpático. Fizemos uma parada na vila a caminho de Trancoso e ficamos encantados com o lugar.
Apesar de estar a uma balsa de distância de Porto Seguro, a vibe da vila é completamente diferente da rotina dos grandes hotéis e clubes de praia da vizinha favorita dos enormes grupos de excursões. “O” Arraial, como chamam os locais, é mais arrumadinho, rústico e agradável.
O vilarejo tem um clima bucólico, é cercado por praias de águas transparentes, paisagens lindas, casinhas coloridas, lojinhas e várias opções de bares e restaurantes. Arraial D`Ajuda me lembrou muito a minha querida Búzios, no Rio de Janeiro. Ou seja… Ficou fácil me conquistar, né?
No centro histórico da vila, atrás da centenária igreja Matriz de Nossa Senhora, tem um mirante espetacular, que revela toda a beleza natural de Arraial D`ajuda. O visual ganha ainda mais cores com as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim, um clássico da Bahia!
O largo também é rodeado por diversas lojinhas de souvenirs, restaurantes e sorveterias. Uma atmosfera típica de cidadezinha interiorana.
Dez praias maravilhosas enfeitam a paisagem de Arraial D’Ajuda:
Como a nossa passagem por lá não foi tão longa quanto gostaríamos, só conseguimos conhecer duas delas, apesar de ter tido um panorama geral do mirante: Pescadores/Delegado e Pitinga. Foi o suficiente para me convencer de que aquele é realmente um lugar abençoado! Vai ser bonito assim na Bahia!
É tão graciosa e elegante que ganhou o apelido de “rua mais charmosa do Brasil“. Mas, apesar de moderninha e descolada, ela conserva o fascínio rústico de uma cidade histórica.
Em sua extensão se concentra a maior parte das lojas, bares e restaurantes da região. E, apesar da fama, o sucesso não lhe subiu à cabeça. É possível comer e beber bem pagando preços justos. O problema é que a rua só fica movimentada por volta das 16h, quando o comércio começa a abrir. Antes disso, as ladeiras de paralelepípedo costumam ficar vazias. Por volta das 21h é que a Rua do Mucugê ganha vida, com os turistas passeando, buscando ouvir uma boa música ao vivo e experimentar a gastronomia local. Ao final da rua Mucugê se tem acesso à Praia do Mucugê e à Praia da Pitinga.
Esse, na minha opinião, é o melhor ponto para se hospedar em Arraial D’Ajuda para quem gosta de ter opções de lojas e restaurantes por perto. Pousadas que são excelentes opções para quem quer ficar nessa região:
Arraial D’Ajuda também é um ótimo ponto de partida para outros paraísos. O vilarejo fica a poucos quilômetros de Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva. Além de passeios de barcos, há vans que saem em horários determinados do ponto próximo à balsa. Quem estiver de carro, pode ir dirigindo pela BA-283, uma estrada de terra que liga as vilas ao sul de Porto Seguro.
Uma pena que a nossa passagem por Arraial D’Ajuda tenha sido rápida, mas certamente voltaremos em breve para provar um pouco mais das delícias dessa vila cheia de charme.
Você também pode gostar desses posts:
wordpress theme by initheme.com
Sair da zona de conforto não é fácil, mas é completamente possível e simplesmente renovador! Queremos te inspirar e dar dicas de planejamento para você viajar mais e melhor. Este blog foi todo feito no amor, movido pela vontade de compartilhar nossas viagens e trocar informações com mais pessoas apaixonadas pelo mundo, como nós.
2 comments. Leave new
Olá. Gostaria de uma dica, por favor. Estou indo em Set/17 com uma pessoa de idade (não idosa, mas alguém que subiria a rua devagar). Gostaria de saber a percepção de vocês sobre subir e descer a Rua do Mucugê indo e voltando da praia quanto a segurança. Gostamos de chegar na praia cedinho e certamente voltaremos entre 14:00 e 16:00.
Oi, Fernanda!
Arraial D’Ajuda nos pareceu segura e tranquila e não tivemos contratempos em nossa breve passagem por lá. É sempre bom ficar atento para evitar pequenos furtos, mas não há muito com o que se preocupar. Sobre a Mucugê, a ladeira é um pouco pesada, porém, se a pessoa não tiver nenhum problema sério relacionado à locomoção, acredito que não terá grandes dificuldades para subir e descer a rua.