Ao pensar em destinos de viagem que nos tocam e podem nos fazer não querer voltar ou até mesmo repensar a forma como vivemos nosso dia a dia, dificilmente imaginamos que um desses destinos pode estar logo ali, dentro do nosso próprio país.
E, nesse caso, o paraíso se chama Chapada dos Veadeiros.
Localizado no cerrado, a 236km de Brasília, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e abrange uma área de 65 mil ha. Entretanto as atrações vão muito além do que está efetivamente dentro do parque.
A região é um destino carregado de misticismo, atraindo de praticantes de yoga a ufólogos, talvez pela abundância de cristais de quartzo e alta concentração de energia.
Os principais pontos de partida para explorar as inúmeras cachoeiras e trilhas são Alto Paraíso de Goiás e a São Jorge. A primeira, uma cidade, com ruas asfaltadas e os únicos bancos e posto de gasolina da região; a segunda uma charmosa vila com ares de São Pedro do Atacama (ruas de terra batida, pousadas, camping, barracas com artesanatos e muita tranquilidade).
São Jorge fica a 35km de Alto Paraíso, através de uma estrada que incluí até ciclovia.
Muitos dos passeios podem ser feitos sem guias, as trilhas são bem sinalizadas, apenas se deve pagar entrada – normalmente em torno de R$ 20 – naquelas que não estão dentro do Parque Nacional. Agências de turismo oferecem pacotes que incluem rapel em cachoeiras, passeios com guias e pernoites acampando dentro do parque e até mesmo passeios de balão. Tudo isso depende do orçamento de cada um, obviamente.
Para os que saem de grandes metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo o que mais impressiona é o ritmo de vida, o ar que se respira no local. Uma natureza com formações rochosas datadas de milhões de anos atrás, cachoeiras que impressionam e impõe respeito pela sua beleza, e um céu de estrelas para o qual não temos olhos em meio a nossas rotinas; e como toda essa paz parece muito mais próxima e acessível do que realmente imaginamos.
Tanto Alto Paraíso como São Jorge oferecem várias opções de hospedagem. Ao longo da estrada também se encontram retiros espirituais ou fazendas com estilo de hospedagem de maior luxo. Existe a opção de se hospedar em Cavalcante também, cerca de 150km de Alto Paraíso, para aqueles que desejam explorar essa região.
Muitos optam por acampar, mas para os que vão em grandes grupos uma outra opção pode ser alugar uma casa, passeando por São Jorge se pode ver algumas propriedades com anúncio de aluguel por temporada.
A recomendação? Fique em São Jorge. A vila fica muito próxima a entrada do parque, e a outras atrações, além de que uma vez ali hospedado, não há a necessidade de subir no carro para ir ao restaurante ou mercado.
Saindo de Brasília se poder seguir de carro até Alto Paraíso de Goiás pela BR-010. Outra opção é pegar um ônibus na Rodoviária de Brasília: existem dois horários por dia, as 10h e 21h. Para a volta, no trecho Alto Paraíso –Brasília, os horários são 3h30 e 13h30.
Para quem vai de ônibus e pensa seguir até São Jorge, existe um ponto de carona solidária em Alto Paraíso, na rotatória de onde sai a estrada para São Jorge. E outro ponto na saída de São Jorge. Não existem ônibus que fazem e trajeto, mas não se preocupe, oferecer e pegar carona na região da Chapada dos Veadeiros é normal e bem seguro. Por essas e outras, que esse parece um paraíso de outro mundo, talvez outra era. Fica a sensação de que fui abduzido para uma realidade alternativa, e talvez ideal.
Algumas dicas de cachoeiras e trilhas. Em Alto Paraíso há um posto de informação turística que fornece mapas e maiores informações sobre cada atração, incluindo as mais distantes, já na região de Cavalcante, São João da Aliança e Teresina de Goiás.
Parque Nacional:
Travessia das Sete Quedas
Trilha dos Saltos do Rio Preto
Trilha dos Cânions
Trilha da Seriema
Fora do parque:
Vale da Lua
Cachoeira Morada do Sol
Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela
Cachoeira Raizama
Cachoeira Segredo
Cachoeiras Almécegas I e II e São Bento
Cachoeira da Água Fria
Cachoeira dos Cristais
Cataratas dos Couros
Cachoeira do Vale do Rio Macaco
Aguas termais Éden e Morro Vermelho
Cansou de ver tanta beleza? Aposto que não, né? Então clique aqui embaixo e veja o vídeo!
Chapada dos Veadeiros from Raphael Dias on Vimeo.
wordpress theme by initheme.com
2 comments. Leave new
Já é difícil voltar de viagem ainda mais de um lugar assim!
Não é? hahhaha