A praia deserta encontrada pelo personagem de Leonardo DiCaprio no filme “A Praia” ficou só na ficção. O paraíso, na Tailândia, continua intacto, porém não mais deserto. A fama de Maya Bay foi longe e hoje ela é sonho de consumo de gente de todo o mundo.
Apesar de sonhar por muito tempo conhecer Maya Bay, a ideia de chegar a uma praia lotada de turistas já me dava um nervosinho, então não queria de forma alguma chegar em Maya Bay com os passeios convencionais. Nada pode ser mais frustrante do que estar em um lugar maravilhoso e não conseguir aproveitá-lo.
Então fui pesquisar para tentar encontrar uma solução. Foi aí que achei o tal do Maya Bay Camping, um acampamento para passar a noite na ilha, mas minha alegria durou pouco, pois foi proibido em 2012 por questões de preservação ambiental. Como boa brasileira que sou, não desisti! Com um pouco de insistência achei o Maya Bay Sleep Aboard, dica das boas de como passar a noite em Maya Bay e a solução perfeita para quem quer se sentir o próprio Di Caprio, imerso na natureza.
Sem a menor sombra de dúvida, sim! Phil, um australiano gente boa, dono do Maya Bay Sleep Aboard, conseguiu uma autorização (não me pergunte como), para ancorar o barco a 100 metros da praia e passar a noite lá. É a única embarcação que tem essa permissão.
O passeio custa 3.500 mil bahts por pessoa, cerca de 350 reais. Não é exatamente barato, mas, se considerarmos que essa grana inclui “hospedagem”, alimentação, baldinho de bebidas e a taxa de 100 bahts cobrada para entrar em Maya Bay, fica mais tranquilo. Fora que é um investimento e tanto em uma experiência única!
Não restava dúvida de que essa era a melhor opção. Fechamos tudo pelo site da agência e finalizamos a compra via paypal, que era a única forma de pagamento disponível na época (hoje o pagamento é feito via cartão de crédito). Logo em seguida recebemos um e-mail de confirmação. Pronto! A alegria estava garantida! Era só esperar pelo grande dia.
Hoje o passeio está muito disputado, então compre com o máximo de antecedência. A agência até reserva uma parte dos tickets para venda em seu escritório em Kho Phi Phi, mas é bastante arriscado deixar para comprar lá.
Caso os ingressos tenham esgotado no site, conversem com o Rodrigo, um brasileiro que mora em Kho Phi Phi. Ele pode comprar para você direto no escritório local e te entregar quando chegar à ilha. Aliás, o Rodrigo também é um mergulhador super experiente. Cliquem aí embaixo para conhecer:
No dia de embarcar no Maya Bay Sleep Aboard, fizemos o check-out do hotel onde estávamos hospedados em Phi Phi Don, deixamos as nossas malas na agência responsável pelo passeio, curtimos uma prainha, almoçamos e chegamos ao porto com nossas pequenas mochilas, levando apenas o necessário para uma noite. Por volta das 15h, o barco com capacidade para levar 20 pessoas, partiu com 15 pessoas, mais a tripulação, rumo ao paraíso. Alguns minutos depois nos serviram frutas e fomos apresentados ao nosso guia, que de longe dava pra ver que era muito louco. A diversão estava garantida!
Seguindo direto, o trajeto duraria cerca de 20 minutos, mas no caminho fizemos uma parada para mergulho com snorkel em um ponto de águas bem clarinhas. O resultado foi esse aí: centenas de peixinhos coloridos nadando à nossa volta.
De volta ao barco, alguns pingos começaram a cair e nuvens negras pareciam nos seguir. Chegamos a Maya Bay no fim da tarde e lá estava ela, toda maravilhosa, imponente, deixando a todos de queixo caído. Nesse momento o sol já estava indo embora. E os turistas também. Por volta das 17h a praia já começa a ficar mais vazia.
Depois disso foi só festa! A praia era nossa! Deixamos as mochilas protegidas da chuva no refúgio do único snack bar da praia e caímos nas águas mornas e calmas! Logo a chuva passou, o céu começou a abrir e o cenário ficou ainda mais surreal. Pense em uma cena cinematográfica, no sonho mais bonito que você já teve e naquela praia deserta onde você sempre quis viver uma cena romântica com alguém especial. Emoldure tudo isso em montanhas belíssimas, que parecem ter sido desenhadas para dar forma ao paraíso.
Contemplamos a vista, relaxamos, fotografamos e uma hora depois o nosso guia nos chamou para o jantar. Foi servido um frango ao curry (bem ardido!) com arroz e salada. Até pouco tempo atrás o jantar era servido na areia, mas, agora, a permanência na praia após as 18h é proibida para todos, inclusive para os passageiros do Maya Bay Sleep Aboard. As informações são da Mari, do Vida Mochileira, que fez o passeio há pouquíssimo tempo.
Quando todos acabaram de comer chegou a hora de encher a cara! A única mudança foi o lugar da festa, que antes era em Maya Bay e agora é em uma pequena praia escondida ao lado, porém não menos bonita, segundo palavras da própria Mari. Os botes do Maya Bay Sleep Aboard deixam todo mundo na beira da areia.
Apesar das mudanças, o famoso bucket continua garantido. O bucket, muito tradicional em Phi Phi, é um baldinho com mistura de bebidas, geralmente energético ou refrigerante com vodka, rum ou whisky, continua garantido. O nosso guia, que era o mais bêbado de todos, garantiu a diversão da noite. Improvisou jogos, contou piadas, tocou violão (como pôde) e nos levou para um tour noturno pela ilha. Na volta do tour, um delicioso churrasquinho de coxinha frango nos esperava.
Dica: levem repelente! Quando fui tinha MUITO mosquito!
Comemos, bebemos, fizemos luau, dançamos, conversamos, conhecemos um monte de gente e por volta de 1h da manhã voltamos para o barco. Os mais empolgados ainda encararam um mergulho noturno em busca do brilho do plâncton, mas não tiveram sucesso. Ninguém conseguiu ver nada.
Depende do que você entende como banho. Se jogar uma água no corpo pra tirar o sal vale, tem banho, sim. Apesar de o barco ter banheiro, ele é minúsculo e não tem chuveiro. Mas não se preocupe com conforto! A essa altura você já vai estar tão anestesiado pela magia de Maya Bay que nem vai se importar com esse pequeno detalhe. Mesmo sem banho, para quem quer que olhássemos víamos sorrisos enormes nos rostos.
Esquece o conforto e foca na experiência! Depois de tirar o sal do corpo, é só encontrar um cantinho pra dormir, que pode ser na parte interna ou na parte superior, se quiser dormir sob a luz as estrelas. A empresa oferece um colchonete fino, tipo tatame, um saco de dormir e um travesseiro pequeno. Tudo estava bem cheirosinho e limpinho.
Como todo mundo dorme coladinho, prepare-se para ouvir muitos roncos! A sinfonia que rolou na madrugada não me permitiu dormir de jeito nenhum!
No dia seguinte, acordamos por volta das 6h da manhã e tomamos um café da manhã, justíssimo por sinal. Foram servidas torradas, geleias, leite, café, ovos mexidos e frutas. Depois partimos para aproveitar a praia vazia, antes que o galerão começasse a chegar, se acotovelando para tentar fazer uma foto com o mínimo de gente possível.
Passeamos um pouco, fotografamos a ilha sem a multidão ao fundo, fizemos fotos com o nosso grupo e por volta das 9h estávamos indo embora, enquanto as excursões chegavam lotadas e ao mesmo tempo.
Para quem sonha em ir a Maya Bay, fazer o passeio convencional pode ser um pouco frustrante. Se puder gastar um pouco mais, não tenha dó, vai valer cada centavo! Aquela noite foi uma das mais bonitas da minha vida! A energia do lugar é simplesmente indescritível, inesquecível, principalmente para os dois casais que saíram de lá marcando a data do casório. 😛
Você também pode gostar desses posts:
wordpress theme by initheme.com
12 comments. Leave new
Ola adorei seu post como que faz pra gente pegar esse barco. Vou em dezembro e queria aproveitar maximo
Oi, Noemy! Você com certeza vai curtir muito a viagem! Dezembro é uma ótima época. É só clicar aqui e fazer a sua reserva: https://krabi-konnect.trekksoft.com/en_AU/tours.
Espero que curta muito! Depois volte aqui para contar o que achou! =)
Beijos!
Muito legal, passarei semana que vem uma noite no barco. Tentarei os phanctons . Muito bom seu blog.
Parabens
É demais! Você vai curtir muito! Infelizmente não consegui ver os plânctons, mas, de qualquer forma, valeu muito a pena. Curtir Maya Bay vazia não tem preço! Você vai fazer fotos lindas! 🙂
Galera, excelente dica e já anotado. Em Abril estarei por lá com minha namorada!
Duas dúvidas, como é o transporte entre Krabi e Phi Phi Don?
Qual hotel ficaram em Phi Phi Don?
Abraços.
Que bom que curtiu, Leandro! Vale MUITO a pena fazer esse passeio e passar a noite por lá.
Fomos de Krabi pra Phi Phi de barco. Nesse link você pode fazer a reserva on line: http://www.phuketferry.com/. A viagem é super tranquila e dura cerca de duas horas.
Em Phi Phi, ficamos no Andaman Beach Resort, uma das melhores opções que achamos na época com relação a qualidade x preço: http://bit.ly/2fLQOAk
Se puder dar aquela força, não esquece de reservar pelos nossos links! =D
Qualquer dúvida é só falar!
Vocês vão amar a viagem!
Adorei o post!! Informações super completas e objetivas!! Os lugares são realmente lindos!! Realmente um privilégio morar nessa ilha linda! Obrigado pelo carinho e pela indicação dos meus serviços de mergulho. Espero ver vocês por lá, casal! Um beijo
Que bom que curtiu, Rodrigo! Obrigada! Indicar quem a gente conhece e sabe que faz um bom trabalho é um prazer. Esperamos poder voltar em breve! Bjs!
Olá, disseram-me que se comprasse o bilhete lá na hora era mais barato,isso é vdd? obrigada
Olá, Cristina! O preço é o mesmo: 3500 Baths. O que pode acontecer é que tenha alguma taxa do cartão. O problema é que deixando para comprar lá você corre o risco de não encontrar mais vaga. Qualquer dúvida é só perguntar!
Estava pesquisando sobre Maya Bay, e vim parar aqui. Amei ler sua experiência: foi tão animada e detalhada, que me fez garantir a reserva. Obrigada pelas dicas!
Ah, que demais, Denise! Não sabe o quanto isso nos deixa felizes! Temos certeza de que vai amar a experiência. Vai em qual mês?