Achei que um post seria suficiente para falar sobre todas as peculiaridades de Cuba, mas não sabia de nada, inocente! Comecei a escrever e fui surpreendida no meio do caminho. Os assuntos não paravam de brotar! Então, sigam-me os bons!
16) Che sim, Fidel não!
Diferente dos mais velhos, que costumam dar uma puxada de saco nos irmãos Castro, com a galera mais nova o buraco é mais embaixo! Não ouvi NENHUM jovem falar bem de Fidel ou Raúl, muito pelo contrário. Todos criticaram o sistema do país e acreditam que ele só serve para explorar a população e enriquecer a poucos.
17) Imparcialidade: a gente não vê por aqui
Todos os meios de comunicação são controlados pelo governo. Assistir às propagandas de TV ou aos telejornais, que parecem só falar sobre revolução, é, no mínimo, uma experiência singular!
18) Plim! Plim!
As novelas globais fazem sucesso em Cuba! Sempre que dizíamos que éramos brasileiros vinha um comentário sobre a dramaturgia das nossas telinhas. “Dos Caras” tinha acabado de acabar na semana em que chegamos a Cuba e a próxima atração seria Avenida Brasil. Rolou muita ameaça de spoiler porque a gente é brasileiro, a gente é sacana! 😛
19) Clássico x contemporâneo
Cuba começa a viver um período meio esquizofrênico, no qual as novas relações pessoais e comerciais descortinam um socialismo em franca decadência. Apesar disso, o país insiste em preservar sua rica cultura e mantém algumas tradições.
De um lado, surgem os novos ricos, correndo atrás de alguns dólares a mais, no melhor estilo “cada um por si”, exibindo de forma ainda tímida carros novos e joias. As boates com entradas a preços homéricos são o palco perfeito para os cubanos mais abastados desfilarem suas roupas de grifes trazidas diretamente da terra do Tio Sam, enquanto dançam ao som do reggaeton e da música pop norte-americana.
Do outro lado, a maior parte da população ainda precisa se unir para enfrentar as dificuldades do dia a dia. Muitas famílias trocam alimentos entre si a fim de que não falte nada para ninguém. É uma união bonita de ser ver! Também é comum ver os vizinhos conversando em frente aos portões de suas casas, ouvindo salsa em um volume ensurdecedor e compartilhando uma dose de rum. É o que eu sempre digo: pobre sabe ser feliz! 😍
20) Fidel: o socialista mais rico do mundo?
Fidel governou Cuba por 49 anos, mas quando se pergunta aos cubanos onde ele vive, a maioria não sabe e não viu. Alguns afirmam que o líder vive em uma ilha exclusiva de Cuba como um Deus, rodeado de luxo e extravagâncias. Em 2012, a Forbes estimou que a fortuna de Fidel, em torno de 900 milhões de dólares, o leva ao posto de sétimo governante mais rico do mundo, deixando para trás as rainhas Elizabeth, da Inglaterra, e Beatriz, da Holanda. Daria para dividir essa grana com muita gente, hein, Fidelito?!
21) Estado, pra quê te quero?
Até 2010 não era permitido aos cubanos terem comércios particulares. Tudo, absolutamente tudo, pertencia ao governo. Hoje, o sistema estatal ainda concentra 80% da atividade econômica do país. Entenderam porque Fidelito está nadando na bufunfa?
22) O sonho da casa própria
Todas as famílias cubanas têm suas próprias casas, algumas herdadas dos tempos anteriores à revolução e outras doadas pelo governo. Aí, sim! Tá tranquilo, tá favorável!
23) Troca de figurinha
Há apenas dois anos se pode vender legalmente propriedades como casas e carros, mas apenas entre Cubanos. Antes só a permuta era permitida. Mas, claro, o processo não é tão simples assim e há muita burocracia no caminho.
24) Hotelaria supervalorizada
Um hotelzinho baratinho, meio sofrido, custa, no mínimo, cerca de 100 dólares. Quer pagar menos e ter uma experiência muita mais enriquecedora? Fique nas famosas casas de família! Os cubanos podem alugar suas casas para estrangeiros, mas precisam ser autorizadas pelo governo e pagar 10% de taxa para o Estado. A estadia custa em torno de 25 dólares a diária para dois.
25) As “prima”
Gringos que vão para Havana pensando em fazer pegação vão passar necessidade. A prostituição em Havana é muito forte e a maioria das mulheres não sai de bobeira, só sai para fechar negócio. No mínimo, as moças vão pedir para pagar uma bebidinha.
26) Desconecte-se!
Pontos de wi-fi começaram a ser instalados em Cuba em 2015. Antes só era possível acessar a internet nos grandes hotéis por 10 dólares a hora! É isso, mesmo, que você leu! Mais de 40 reais por uma horinha de navegação. Hoje, a ilha ainda não é o paraíso da conexão sem fio, mas, para um lugar onde só se tinha acesso à informação pelas mídias controladas pelo Estado, em 2015 aconteceu a segunda revolução cubana! Agora é possível obter sinais nos grandes hotéis ou nos poucos pontos de acessos que existem pelas cidades, geralmente em praças ou pontos com maior concentração de bares e restaurantes. É necessário comprar um cartão de 30 minutos (1 dólar), 1 hora (2 dólares) ou 5 horas (10 dólares). Esses valores são os oficiais, mas na mão dos “contrabandistas” de wi-fi pode sair o dobro do preço.
27) Pinça nimim
Na verdade é na navalha que a maioria dos homens deixa as sobrancelhas mais fininhas e super modeladas. Todos lindos e sem monocelha! Achei o máximo!
28) Barriga cheia e bolso feliz
Um bom almoço em um restaurante legal, com direito a frutos do mar ou uma boa carne, mais cervejinha, sai por cerca de 20 dólares para dois. Se quiser comer ainda mais barato, sempre tem opção. É possível encontrar refeições completas por 5 dólares.
29) Vaca sagrada?
Carne bovina é raridade em Cuba, principalmente para os cubanos! O prato sai caro até para quem ganha em dólar. Lá, geral cai de boca é no porquinho!
30) Educação de qualidade
Está aí uma das maiores conquistas da revolução cubana! Graças ao investimento em uma educação de padrão elevado, mais de 99% da população é alfabetizada hoje em dia! O sistema educacional do país é totalmente gratuito e os alunos ganham tudo que é necessário para se manter na escola: transporte, uniforme, material didático, papelaria etc.
Ainda tem MUITA coisa para falar, mas vou deixar o resto para vocês descobrirem pessoalmente. Cuba tem se transformado tão rápido que a curiosidade de hoje pode ser completamente diferente da curiosidade de amanhã. Nos últimos cinco anos bastante coisa já mudou, um novo modelo de economia vem tomando forma e cada vez mais tirando espaço do socialismo e, consequentemente, diluindo algumas tradições do país ao padrão global. Se você quer conhecer uma Cuba mais original e tradicional, recomendo uma visitinha ao país o mais breve possível!
Conhece curiosidades sobre Cuba que a gente não falou aqui? Conta aí nos comentários!
Você também pode gostar desses posts:
wordpress theme by initheme.com