A quinta-feira começou agitada com a notícia de que a American Airlines estaria vendendo diversos trechos a partir de R$ 500. É isso mesmo! Tinha desde passagens para países vizinhos até voos para Tokyo por R$ 500 ida e volta, com taxas! E mais, alguns sortudos conseguiram comprar executiva para destinos nos EUA por R$ 1000!
O blog Melhores Destinos, principal propagador da promoção, divulgou a notícia às 11h e o burburinho não parou mais. Por volta das 20h ainda tinha gente conseguindo emitir passagem. Eu fiz questão de garantir a minha antes das 12h e comprei Rio – México por R$ 900 reais com taxas para o fim do ano, quando as passagens costumam ficar inflacionadas.
Como os valores não eram tão surreais, muita gente pensou que se tratava de uma promoção da companhia, mas poucas horas depois estava claro que havia ocorrido um erro, já que a maioria das pessoas que fizeram a compra não receberam o e-ticket por e-mail. Aliás, maioria, mesmo! Até agora vi relato de apenas 4 pessoas que receberam o e-ticket: duas que efetuaram a reserva até 11h e duas que voam em dias muito próximos.
Outros, que souberam da notícia mais tarde, não conseguiram fazer o pagamento via cartão de crédito e efetuaram apenas a reserva, mas ontem à noite algumas dessas reservas começaram a ser canceladas. Boa parte dos clientes relata que tem suas passagens “em processo de emissão”. A esperança é de que aqueles que conseguiram realizar o procedimento até o fim tenham o valor honrado e as passagens garantidas pela American Airlines.
No início da noite, a American Airlines tirou a versão brasileira do site do ar, mas, como as compras continuaram a ser realizadas por meio de endereços da empresa em outros países, a queda foi mundial, tiraram absolutamente tudo do ar e deixaram o site em manutenção até cerca de 0h. Ao voltar a funcionar, os preços já haviam sido corrigidos para valores bem superiores aos anteriores.
Neste momento, o post no blog Melhores Destinos sobre a polêmica notícia chega aos 5 mil comentários, mas nem o MD nem a American Airlines se pronunciaram oficialmente. Advogados já se manifestaram e aconselham que todos os prints sejam guardados para o caso de uma possível ação judicial, mas a maioria acredita que a AA irá honrar os valores.
Quem ligou para a American Airlines, recebeu basicamente a mesma resposta: é preciso aguardar até 48h para o processamento e emissão das passagens. Agora, a única opção que resta aos ansiosos viajantes, que não conseguem fazer mais nada desde ontem, é uma árdua e sofrida espera que parece não ter fim!
Para quem quiser acompanhar todas as discussões, foi criado um grupo no Facebook sobre o assunto.
Caso tenha novas informações, divida com a gente! Poste nos comentários abaixo!
ATUALIZAÇÃO – 14h40
Primeiro, e curto, pronunciamento da American Airlines sobre o caso:
“Estamos cientes do erro técnico e empenhados em sua resolução. Uma vez que o problema seja resolvido, notificaremos os clientes.”
ATUALIZAÇÃO – 16h30
Boa notícia! O Melhores Destinos divulgou nota oficial da American Airlines informou que os valores das passagens compradas durante erro no site serão mantidos! Segue:
“A American honrará as tarifas incorretas oferecidas ontem para alguns mercados internacionais. Esperamos que os clientes desfrutem de sua experiência com a American e voltem a utilizar nossos serviços no futuro.”
wordpress theme by initheme.com