Você é daqueles que gosta de viajar, não importa o destino, mas não tem grana sobrando pra ficar esbanjando com voo caro nem tempo para caçar voo barato? Seus problemas acabaram! Ou, no mínimo, diminuíram bastante. Lançado há cerca de 3 anos apenas nos Estados Unidos, o Google Voos (Google Flights, em inglês) chega ao Brasil cheio de novidades e promete abalar a concorrência, centralizando informações sobre voos de diversas companhias em apenas uma página. Testei a ferramenta durante três dias e fiz um resumo de suas funcionalidades. Dá uma olhada!
O recurso funciona por busca via web e também na versão de navegação em celulares, totalmente traduzido para o português. A ferramenta permite busca de voos por aeroportos e navegação de datas, entre outras funcionalidades que sistemas como Decolar.com e Skyscanner não oferecem, como busca por aeroportos mais próximo à sua localização. Também é possível refinar os resultados por preço (que já vem convertido para o real), companhia aérea e duração do voo, por exemplo.
Pesquisa direto no buscador do Google
É só jogar lá: “Passagem do Rio para Nova York”. Nos resultado ele vai exibir uma janela e mostrar algumas opções de voos em horários e datas mais próximos.
Não sei pra onde ir
Gosta de colocar o pé na estrada e muitas vezes não sabe nem pra onde ir? Fique tranquilo, você não é o único! Uma pesquisa do Google revelou que mais da metade dos usuários não tem certeza do destino quando começa a planejar uma viagem.
Pensando nisso, o Google Voos facilita a vida dos indecisos e sugere uma lista de destinos populares.
Se você tem uma vaga ideia da região para a qual quer voar, é só colocar o local de saída, o nome do continente e pronto! A ferramenta vai exibir um mapa com os destinos e preços por país. Maravilhoso, né?
Já tenho um destino certo e algumas datas em mente
Na aba de Voos é possível selecionar um local de partida e chegada, incluindo a maior parte dos aeroportos nacionais e internacionais. É só digitar o destino e aparecerá um calendário com datas e preços em cada dia do mês selecionado. Ainda é possível classificar a busca por preço, companhia aérea e duração do voo. Os dias mais baratos estarão destacados em verde.
Múltiplos destinos
A função “várias cidades” é muito útil para quem vai visitar diversos locais e quer otimizar o tempo de viagem. A ferramenta permite busca por até cinco trechos. Ou seja, é possível reservar o voo de ida pelo aeroporto de uma cidade ou país e voltar por outro, fazendo alguns pit-stops. Vale lembrar que o Google Voos não exibe voos de companhias low costs, então essa opção pode não ser muito interessante financeiramente para voos internos.
Mapa interativo: explore seus possíveis destinos
Para quem é péssimo de localização, como eu, mas não quer errar no roteiro, a navegação por mapa é perfeita para organizar sua viagem. Os pontos vermelhos espalhados pelo mapa indicam todas as cidades para as quais existem voos disponíveis a partir do local selecionado como origem. Muitas delas já vêm com os preços das passagens ao lado, o que pode ajudar a economizar uma grana, caso haja flexibilidade no local de destino. O único problema é que a opção “expandir mapa” fica indisponível na seleção “várias cidades”.
Se houver um voo mais barato ou mais rápido em datas próximas, o buscador te avisa! A barra “dica” permite que você saiba quanto poderá economizar se estiver disposto a voar mais cedo, mais tarde ou de um aeroporto diferente. Caso haja um voo direto ou com um tempo de escala menor, ele também irá alertar. Aí é só colocar as prioridades na balança e decidir!
Depois de realizar a pesquisa, o Google Voos exibe informações das passagens, como datas, horários e preço de cada uma. Algumas delas estarão destacadas em vermelho para alertar sobre um voo noturno ou atrasos da companhia, por exemplo.
Depois de encontrar um possível voo, é só salvá-lo e o buscador irá monitorar o preço para você. Os alertas de mudança de preço chegarão direto no seu celular, através do Google Now e pelo seu e-mail. A ferramenta ainda armazena um histórico com as pesquisas feitas, acessa as informações de buscas anteriores e o recurso autocompletar te poupa do trabalho de digitar todos os dados novamente. Atenção: para garantir essas funcionalidades é necessário estar logado no Google.
É hora de reservar! Ao final da pesquisa, a ferramenta mostra os links que direcionam para os voos e companhias escolhidas. Para comprar a passagem, é só clicar. Os preços exibidos pelo buscador já incluem impostos e taxas cobradas pela companhia. O Google Voos não cobra taxas!
O itinerário pode ser compartilhado por e-mail ou pelas redes sociais, através de um link que a própria ferramenta gera ao clicar em “compartilhar”. Fácil e óbvio, né? 😛
Agora que você já sabe como o Google Voos funciona, é só clicar e viajar :www.google.com.br/flights
wordpress theme by initheme.com
2 comments. Leave new
Amei o site!! Parabens!
Obrigada, Aurea! Fico feliz! 🙂