Se me perguntarem qual passeio nos Lençóis Maranhenses eu considero imperdível, indispensável, eu respondo sem pensar duas vezes que é o circuito Lagoa Bonita.
O deserto do Saara que me perdoe, mas as dunas dos Lençóis Maranhenses são absurdamente mais espetaculares e o circuito da Lagoa Bonita está aí para nos provar isso.
A Vale dos Lençóis, empresa com a qual fizemos esse e todos os outros passeios para os Lençóis Maranhenses, nos buscou em nossa pousada à tarde, por volta das 14h e em 1 hora chegamos às dunas.
Tivemos que suar a camisa em uma íngreme subida 80 metros nas dunas (com o passar dos anos elas continuam crescendo). No meio do caminho uma corda ajuda os simples mortais a escalarem a infinita ladeira de areia branca. Enquanto isso, os guias sobem e descem para ajudar os turistas mais sedentários, como eu, como se não houvesse amanhã. Que preparo físico os caras têm para fazer aquilo todo dia! Para mim, é uma espécie de poder paranormal.
Quem tem algum problema de saúde ou de de locomoção, deve fazer essa observação ao reservar o passeio. Nesse caso, o ICMBio, responsável pela preservação do parque, autoriza um veículo a fazer a subida por outro ponto, onde não é necessário fazer a subida de 80 metros.
Para quem não tem problemas de saúde, o pequeno sacrifício vale muito a pena. A recompensa vem ao fim da escalada: uma das vistas mais sensacionais que já vi na vida. Dá vontade de chorar, de rir, de gritar, tudo ao mesmo tempo. Do ponto mais alto do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses temos uma visão panorâmica espetacular da região.
O contraste da vegetação com as areias brancas é um poema. A sensação é de estar em outro mundo. Fica difícil descrever, de verdade.
Recuperamos o fôlego e seguimos para encarar mais duas subidas de cerca de 10 metros antes de chegar às águas claras e fresquinhas da Lagoa do Maçarico. Quando eu olhei aquela piscininha só saí correndo e me joguei. Depois de tanto sobe-e-desce, eu estava precisando – e merecendo.
O nome dela não tem nada a ver com a temperatura, que é bem fresquinha, como todas as lagoas dos Lençóis Maranhenses. O nome foi dado por causa dos pequenos pássaros – chamados Maçarico – que passam pelo parque em sua rota de migração.
Passamos por cerca de seis lagoas, incluindo uma chamada Clone, onde foram gravadas cenas da novela de mesmo nome, mas optamos por parar em apenas duas para ficar mais tempo na água e menos tempo andando de um lugar para o outro. Os guias são sempre muito flexíveis com relação a isso, caso haja um acordo entre o grupo.
A Lagoa Bonita faz jus ao nome e, apesar de não ter a água tão clarinha quanto a Lagoa do Maçarico, impressiona pela sua extensão e dunas altas que a margeiam. Por ser mais famosa, ela fatalmente fica mais cheia, porque essa costuma ser uma parada “obrigatória” para todos que fazem o circuito.
O dia em que fizemos o passeio estava lindo, não tinha uma nuvem no céu, então a visibilidade estava perfeita. Vimos o sol deitar nas dunas enquanto os visitantes aplaudiam o espetáculo emocionados. Foi um dia inesquecível!
Valor: R$ 95
Duração: 5h30 (14h às 19h30)
A gente se hospedou na Pousada Boa Vista e amou cada detalhe! A pousada era muito confortável, aconchegante, novinha e com um atendimento excelente! Recomendamos demais! Aqui escrevemos um post completo sobre a nossa experiência por lá.
Organizamos em ordem as pousadas mais bem avaliadas do Booking na região. Para te facilitar, guarde esse link para quando for reservar!
Você também pode gostar desses posts:
wordpress theme by initheme.com
2 comments. Leave new
Você nem imagina as saudades que me deram ao ler este post. Sou fascinado pelos Lençóis Maranhenses, suas lagoas, as paisagens magníficas… Faz quase 20 anos que estive lá, será que mudou muito?
Grande abraço e boas viagens.
Eu imagino a saudade que deva sentir. É um lugar inesquecível.
Acredito que não tenha mudado muito, não, porque o parque é muito bem conservado e tem uma beleza natural incrível!
Abraço e boas viagens pra você também!