A madraça Ben Youssef (você pode encontrar também as formas: madrassa, medersa, medrasa) é uma antiga escola de leitura (e memorização!) do alcorão construída no século XIV. Anexa a uma mesquita de mesmo nome, é um dos lugares onde sentimos a melhor energia em Marrakech. Visitamos a Madraça Ben Youssef após passarmos pelos souks da medina.
É impossível não se encantar com essa que já foi a maior escola islâmica do norte da África. Ao entrar, já se sente uma temperatura mais amena, devido à arquitetura e ao tamanho do pátio central, que faz o vento circular e esquecermos por alguns minutos que estamos na quente e seca Marrakech.
Sentamos no chão geladinho e ficamos alguns minutos em silêncio, pasmos com a beleza e a tranquilidade daquilo tudo. Um dos maiores exemplos da arquitetura e da arte islâmica do Marrocos merece essa atenção.
A construção do prédio original iniciou-se nos anos 1300, mas a forma que se vê hoje, com os monumentais detalhes esculpidos em cedro e as exuberantes cores do pátio central, só foi feita já no período saadiano, no século XVI.
As cores, as formas, os relevos, o silêncio… Tudo contribui para levar sua imaginação ao passado e se juntar aos disciplinados alunos que ali decoravam o alcorão e também viviam: ao redor do pátio é possível visitar os 132 dormitórios que abrigavam cerca de 900 pessoas, entre estudantes e professores. A madraça deixou de ser escola na década de 1960, e hoje é apenas um especialíssimo ponto de visitação.
Eu, como amante de portas e janelas exóticas, não perdi a chance de fazer umas fotinhas antes de irmos à próxima atração, logo ao lado da madraça: o Museu de Marrakech.
MADRAÇA BEN YOUSSEF
Entrada: 20 dirhams
Horário: segunda a domingo, das 8h às 17h
Veja o mapa abaixo com a localização da Madraça Ben Youssef e de outros pontos que visitamos em Marrakech!
Você também pode gostar desses posts:
wordpress theme by initheme.com