O Palácio El Badi (Palais El Badi ou El Badi Palace) foi construído pelo sultão Ahmed Al-Mansour no século XVI, na época de ouro dos Saadianos. Menos de 100 anos depois, porém, houve a queda dessa dinastia e o palácio entrou rapidamente em decadência, sendo demolido pelo sultão Moulay Ismail (dinastia Alauita). Boa parte dos objetos e até paredes do Palácio El Badi foram levados para Méknes, uma cidade mais ao norte onde foi construído um novo palácio.
Ainda se pode ver boa parte da estrutura restante e ter ideia de sua grandiosidade dos dias de glória, quando era chamado de “O Incomparável”. Hoje, no entanto, podemos compará-lo a locais como o Foro Romano ou a Acrópole, pois só o que restam são ruínas.
A área do Palácio El Badi é bem grande, com destaque para o pátio central, ocupado por outrora frondosos jardins e grandes piscinas.
O local hoje é palco de alguns eventos. Quando estivemos lá, estava sendo montada uma espécie de arquibancada, talvez para um show a ser realizado ali.
Nas dependências do Palácio El Badi há também um museu que expõe a arte local, pequeno e sem muita graça.
A vista da cidade a partir das ruínas é bem bacana. De lá é possível avistar os minaretes de várias mesquitas, sendo a principal a Mesquita de Koutoubia. É interessante observar a quantidade de antenas de TV nos terraços. Não fosse isso, seria fácil acreditar que voltamos ao passado.
Não podemos deixar de destacar, mais uma vez, os pisos e adornos de algumas partes um pouco mais conservadas. Encontramos até um gatinho sendo lindo nas texturas de Marrakech! 😍
PALÁCIO EL BADI
Entrada: 10 dirhams
Horário: segunda a domingo, 8h às 17h
Veja o mapa abaixo com a localização do Palácio El Badi e de outros pontos que visitamos em Marrakech!
Você também pode gostar desses posts:
wordpress theme by initheme.com