A praça Jemaa El-Fna, ponto central de Marrakech, é, sem dúvida, a parte mais caótica – e, por isso, tão interessante – da cidade. Mais do que uma simples praça, é um ponto de encontro, amplo comércio, apresentações artísticas, opções de comida e diversão.
Por ali estão vendedores ambulantes oferecendo relógios, encantadores de cobras, pessoas com macacos dopados no ombro se oferecendo para fotos, tatuadoras de henna e todo tipo de gente que você pode imaginar. Algo que muitas pessoas nem imaginam é que há vendedores de haxixe transitando livre e descaradamente pela praça, oferecendo a droga a todo e qualquer turista. O país – muçulmano! – é o maior exportador de cannabis do mundo!
Um dos programas favoritos dos turistas é ver o pôr do sol a partir do terraço de algum dos diversos cafés e restaurantes que rodeiam a praça Jemaa El-Fna. Fique atento, pois alguns cobram preços diferentes para consumo no terraço, mais caros que no piso térreo. De cima se avistam as barracas, pessoas e charretes na praça, além de se ter um bom ângulo da medina com a mesquita de Koutoubia ao fundo.
Em nossa primeira noite na cidade, demos uma perambulada por lá, comemos um kebab num singelo restaurante com mesas na calçada. Só isso já é um ótimo programa, pois observar os passantes e os frequentadores dos souks ao redor é uma experiência bem interessante.
Depois fomos ver um grupo de marroquinos no que parecia ser um espetáculo de contação de histórias e música. É o chamado halqa, o teatro de rua que ocorre por ali há séculos. A energia foi bem bacana, nos convidaram para sentar (claro que depois de darmos uma contribui$ão) e, apesar de não entendermos quase nada, foi lindo ver os sorrisos dos locais se divertindo com o pequeno show.
Na noite em que voltamos do tour ao Deserto do Saara, resolvemos comer numa das dezenas de barracas que servem diversos tipos de alimentos grelhados. Há frutos do mar, frango, carne, vegetais… Os preços são bem convidativos e a dica é pedir vários pratos (as porções não são muito grandes) e provar tudo o que conseguir. Como estávamos em um grupo grande, foi o que fizemos e comemos no esquema de “tapas”. Escolhemos a barraca 20 e valeu a pena! A sardinha e a lula foram nossas favoritas!
Veja o mapa abaixo com a localização da Praça Jemaa El-Fna e de outros pontos que visitamos em Marrakech!
Você também pode gostar desses posts:
wordpress theme by initheme.com