10. Tratamento: o pós-clique
Foi-se o tempo em que o Photoshop era a única e cara forma de tratar fotos e dar a elas um visual mais interessante. Hoje em dia, smartphones, tablets e até ferramentas online oferecem inúmeras opções de edição de imagens. Então, meu caro, não tem desculpa: largue essa preguiça de lado e invista alguns minutos para dar um up na fotografia antes de publicá-la.
Nem sempre a câmera consegue te entregar uma foto bem balanceada em termos de exposição, contraste, saturação, etc. Portanto, use os softwares em seu favor para corrigir o que achar necessário. Uma pequena mexidinha no contraste pode ser o suficiente para melhorar uma foto! Realçar as cores de uma paisagem pode dar mais vida à sua imagem. A foto ficou torta? Dá pra corrigir!
Mas, cuidado! A abundância de filtros disponíveis faz com que os usuários de aplicativos muitas vezes exagerem no tratamento. Uns buscam um visual mais retrô, vintage, enquanto outros preferem um ar hiperrealista e carregam nas cores e efeitos estilo HDR. Há ainda os apaixonados por preto e branco. O importante, em qualquer dos casos, é maneirar na mão para o resultado não sair grotesco. Muita gente não sabe, mas a maioria dos apps que oferecem filtros têm a opção de regular a quantidade de filtro a ser usada na foto. Em vez de usar 100% HDR (high dynamic range), o que distorce muito os pixels da foto, você pode usar 30%, apenas para valorizar um pouco sua imagem.
Lembre-se: menos, às vezes, é mais. Firula demais atrapalha a foto!
Para quem gosta de tratar as fotos com paciência, detalhe por detalhe, na tela grande do computador, o Lightroom e o Photoshop, ambos da Adobe, são ótimas pedidas e super completos.
Para celular e tablet, indico Snapseed, Afterlight, VSCO, Pixlr Express, entre outros. Todos eles oferecem, além do controle manual de brilho, contraste, saturação e temperatura, alguns filtros de fácil utilização.
<< 9. Selfies: tirá-las ou não?
wordpress theme by initheme.com