6. Fotografe nas horas mágicas
Tem uma porrada de perfil no Instagram que só tem foto do pôr do sol, já percebeu? Já, né? E não é sem razão. As fotos feitas nesse horário, mesmo que não mostrem o astro-rei, tendem a ficar mais bonitas. Por quê?
Quem não matou aula de geografia sabe que, no período de um dia (24h), nosso querido planeta dá uma volta completa em torno de si mesmo. Lembrou? Pois bem, isso faz com que em determinada hora do dia o sol bata direto na nossa cabeça, com força total. Esses horários (por volta do meio dia), são quando o sol está mais perto de nós, o que proporciona uma luz bem forte e “dura”, como se diz no jargão fotografês. O que significa isso? Que as partes onde se tem sol estarão muito iluminadas, enquanto as partes onde não há sol estarão muito pouco iluminadas. Isso significa que a diferença entre luz e sombra será muito brusca.
Aí voltamos àquele papo lá de cima, da burrice da câmera. Dependendo da exposição que você escolher, o que está no sol sairá muito bem na foto, mas o que está na sombra vai sair praticamente um preto total.
Faça um exercício: coloque sua vovó debaixo do sol, ao meio dia, e “bata um retrato” (pra usar uma linguagem que ela entenderá) simples, dela olhando pra câmera. Você perceberá que haverá sombras feias nos olhos dela (e também abaixo do queixo) que prejudicarão a expressão de seu rosto. Se você colocar um boné para proteger sua velhinha, ainda pior: o rosto sairá totalmente escuro. Que situação “dura”, né? Entendeu a expressão?
Agora recolha a vovó, hidrate-a e deixe-a descansando a tarde toda. Quando começar Malhação, leve-a de novo para fora e faça o mesmo exercício. No fim da tarde, a incidência da luz do sol é mais lateral. O sol não está mais tão perto da Terra, o que deixa sua luz mais difusa. A relação entre luz e sombra é menos brusca. Compare as duas fotos e diga qual está mais bonita. A vovó vai querer botar a segunda foto num porta-retrato!
O mesmo acontece no nascer do sol. Chamamos esses dois horários de “horas mágicas”, pois é quando a luz do sol é mais gentil e ilumina tudo com maior uniformidade. Além disso, a coloração também é mais agradável e suave. Outra vantagem é poder escolher entre fazer fotos de silhueta (colocar a pessoa entre a câmera e o sol) ou com a pessoa bem iluminada (o sol deve estar atrás da câmera e da pessoa).
Se possível, programe visitas a lugares-chave do seu roteiro de viagem para esses horários. Você não vai se arrepender!
7. Timing: a foto na hora certa >>
wordpress theme by initheme.com