South Beach é uma região de Miami Beach que se transformou em destino certo daqueles que visitam a cidade. É lá onde estão os points mais queridinhos e badalados da cidade, mas a realidade do lugar já foi bem diferente.
Até o fim do século XIX, a praia de South Beach era rodeada por uma área pantanosa, cheia de manguezais. Com a frequente vinda dos banhistas de Miami City, que chegavam de ferry apenas para passar os dias quentes de verão, aos poucos a região foi sendo aterrada e logo começaram a surgir hotéis, restaurantes e, consequentemente, chegaram os primeiros habitantes.
Por conta do clima tropical e da proximidade com países das Américas Central e do Sul, hoje Miami Beach é povoada por uma maioria latina. Os cubanos representam grande parte dessa população. E, para explicar esse fenômeno, aqui vai uma curiosidade: há uma lei nos Estados Unidos que autoriza todos os cubanos que pisem em solo americano a ficarem no país. Após um ano de permanência na terra do Tio Sam, eles ganham o tão almejado Green Card. Nada mau, né?
Apesar de toda a latinidade, Miami Beach é cheia de referências europeias em suas construções e em sua estrutura simétrica (quebradas apenas pelos jardins tropicais que enfeitam a cidade), que eu vou contar um pouco mais aí embaixo.
DISTRITO ART DÉCO
Depois de se expandir pela Europa e ganhar destaque em Nova Iorque com arranha-céus como os famosos Empire State Building, Rockefeller Center e Chrysler Building, a Art Déco chegou a Miami Beach em uma versão menos megalomaníaca, com prédios mais baixos. Hoje a cidade ostenta 800 construções em estilo Art Déco e se orgulha de ser o primeiro conjunto arquitetônico do século XX dos Estados Unidos a fazer parte do Registro Nacional de Locais Históricos.
South Beach é considerado um museu a céu aberto por conta da relevância histórica de seus edifícios. Para conhecer melhor a cidade e apreciar essas construções, a melhor maneira é, sem dúvida, caminhar não só pela famosa Ocean Drive, como também pelas ruas e avenidas próximas à via.
Por todos cantos é possível ver, ao longo da simétrica South Beach, prédios coloridos em tons pasteis, com decorações geométricas e design abstrato.
Quando a noite cai, os hotéis e restaurantes ganham uma iluminação especial! As luzes em neon dão um colorido diferente aos prédios, mostrando que é hora de cair na afamada noite de Miami Beach!
BADALAÇÃO NA PRAIA
Enfiou o pé na jaca na night de Miami Beach? Nada melhor do que se jogar no mar para curar a ressaca. Quem conhece um pouco das belezas naturais do Brasil, dificilmente vai se impressionar com a praia da cidade, mas o lugar pode ser interessante tanto para quem curte badalação quanto para quem quer relaxar. Apesar de não fazer muito o meu estilo, devo admitir que a praia é bastante limpa e organizada, além de eclética, claro.
Com uma longa faixa de areia branca, Miami Beach tem águas clarinhas, com algumas ondas, de temperatura bastante agradável.
E as famosas casinhas coloridas dos guarda-vidas não são só coisa de filme! Elas existem na vida real! Tem postos espalhados ao longo de toda a orla, de vários estilos e cores!
Como a praia é bastante extensa, cada parte dela tem sua particularidade e seu estilo. Quanto mais próximo ao Lummus Park, mais badalado fica o clima, com muitos hotéis e clubes à beira da areia. Essa certamente é a área mais jovem, frequentada pelos saradonas e saradões bronzeados do pedaço. É também por lá onde rolam os top less! Para quem quer ficar no fervo e curtir um clima de azaração, esse é o lugar!
Quanto mais ao sul, mais vazia e familiar fica a praia. Como praia, na minha opinião, é um lugar para ficar tranquilo e relaxar, eu achei essa parte bem mais agradável.
Ao longo de toda Miami Beach há chuveiros e torneiras públicos, espalhados por todos os acessos à praia. Quem quiser tomar uns bons drinks na Ocean Drive depois de um dia de sol não precisa ficar incomodado com areia grudada nas pernas. 😉
PASSEIO PELA OCEAN DRIVE
A Ocean Drive, assim como a Lincoln Road, é uma das ruas mais famosas de Miami Beach. É nela onde se concentram os bares e restaurantes mais agitados da cidade. Pode-se dizer que a avenida é a mais festeira da região.
Além da vida noturna movimentada, a avenida também é bem frequentada durante o dia. Há muita gente por lá praticando exercício físico, passeando, caminhando com o cachorro…
Também é comum ver a ostentação dominar a avenida. Ao longo da via, os conversíveis dão ao cenário um toque de glamour a la Miami!
COMPRAS NA LINCOLN ROAD
A Lincoln Road é a queridinha dos ávidos por compras e daqueles que curtem tomar um bom café da manhã ou desfrutar de um almoço em uma área super cool da cidade. A rua, exclusiva para pedestres, é uma das principais de Miami Beach.
A avenida concentra diversas lojas das marcas mais famosinhas. Ao longo dos sete quarteirões da Lincoln estão espalhadas lojas da Apple, Sunglass Hut, Levi`s, Puma, Armani Exchange, Sephora, Victoria’s Secret e MAC, entre diversas outras.
E olha o que eu encontro no meio da Lincon Road! Uma galeria de arte do tão amado e odiado brasileiro Romero Britto! Não resisti e tive que fazer uma foto! Há quem diga que eu comprei o vestido que uso na foto abaixo na galeria. #Chateada
A Lincoln Road fica localizada entre a 16th e 17th Streets, em South Beach, e é uma ótima opção para quem gosta de bater perna e fazer umas comprinhas. Ao longo de toda a avenida há diversas lojas, bares, restaurantes, cafés e galerias de arte. Certamente não falta opção para quem não tem dó de gastar umas boas doletas.
TRANSPORTE
Quem estiver sem carro, não precisa se preocupar se for circular apenas por South Beach. Há um charmoso trolley gratuito (com wifi!) que passa por alguns pontos da região, além do South Beach Local, ônibus locais que rodam por toda South Beach por apenas US$ 0,25 .
Para quem está focado em conhecer os principais pontos de Miami e Miami Beach, ainda há a opção dos ônibus de turismo, das empresas City Sightseeing Miami e Big Bus. Eles têm paradas em lugares de interesse e oferece tickets com validade de 24h ou 48h.
A área, que nasceu para o turismo, não nega as origens e oferece toda a estrutura para seus visitantes. Contudo, parece que durante sua construção, enquanto ela se preocupava em ser melhor para os outros, esqueceu-se de si mesma e deixou de lado a criação de sua própria identidade. Não faltam atrações em Miami Beach, mas a minha sensação é de que cidade carece de um tanto de alma e personalidade.
wordpress theme by initheme.com