Quem sonha em passar alguns dias no paraíso, curtindo águas caribenhas, não precisa ir muito longe! Bem pertinho de Cabo Frio e Búzios, Arraial do Cabo impressiona com sua beleza natural. A 170 km do Rio de Janeiro, habita uma cidade com clima de interior, praias paradisíacas, águas transparentes e areia branquinha. Apesar do clima um tanto quanto pacato, não se engane, há bastante coisa legal para fazer em Arraial do Cabo! Quer saber todos os detalhes? Onde ficar? O que fazer? Esse artigo tem todas as dicas!
Quer ficar com água na boca? Liga o som e aperta o play aí embaixo!
Já perdemos as contas de quantas vezes visitamos a famosa Capital do Mergulho, então, para te ajudar a aproveitar da melhor forma a nossa queridinha Arraial do Cabo, fizemos uma lista do que consideramos ser os principais atrativos da cidade.
Há duas regiões que são de mais fácil acesso e eu recomendo para ficar mais próximo do Centro ou em pontos estratégicos para conhecer as principais praias com mais facilidade:
Pousadas que recomendo na Prainha:
Pousadas que recomendo na Praia dos Anjos:
As praias de Arraial do Cabo, definitivamente, não decepcionam. São diversas praias lindas, de águas claras e geladinhas. As principais são:
A Praia do Farol é a favorita da maioria das pessoas que visita Arraial do Cabo e já foi eleita como a mais perfeita do Brasil. Ela fica em uma área protegida pela Marinha e só é possível ter acesso a ela fazendo o passeio de barco.
O que fazer em Arraial do Cabo – Praia do Farol
As Prainhas do Pontal do Atalaia são aquelas da famosa imagem da escadaria que leva às areias branquinhas e ao mar azul transparente. Um cenário digno de cartão postal!
Arraial do Cabo – Prainhas do Pontal do Atalaia
O que fazer em Arraial do Cabo – Prainhas do Pontal do Atalaia
Se você gosta de parar o carro e já estar na areia da praia, a Prainha é a melhor opção. Além de ter um acesso super fácil, suas águas tranquilas e clarinhas são perfeitas para mergulhar. Essa é uma das praias mais frequentadas por quem viaja em família.
O que fazer em Arraial do Cabo – Prainha
A praia do Forno é uma de minhas favoritas. No porto, onde o barco deixa os visitantes, é possível pegar um táxi marítimo. A trilha que dá acesso à praia também é uma boa opção, já que fica coladinha na área de desembarque.
O que fazer em Arraial do Cabo – Praia do Forno
A Praia do Forno tem uma boa estrutura, com restaurantes à beira da areia, barraquinhas de comida e bebida e uma riqueza natural exuberante. Os morros e a vegetação que cercam a praia dão a ela um charme todo especial. Em certos pontos de sua trilha de acesso a gente pode se encantar com vistas como essa:
Para quem curte praias mais selvagens, a Praia Brava é uma ótima opção, mas para chegar até lá sem carro tem que ter disposição (e tempo). A subida é longa e em determinado ponto é preciso fazer uma trilha por uma escada bem íngreme e atravessar um trecho de pedra um pouco escorregadio. Como eu não curto praia com ondas, prefiro evitar a fadiga.
Foto: Carlos A. N. Amorim
A praia tem uma extensão de areia maior e com o mar mais agitado e gelado. Ótima para fazer um passeio de bugre, praticar esportes ou assistir ao pôr do sol em um dos quiosques da orla.
A Praia dos Anjos é a praia mais central, que funciona como o porto da Arraial do Cabo. É de lá onde saem os passeios, portanto não é uma praia para banho, mas é uma boa referência de localização para hospedagem.
O que fazer em Arraial do Cabo – Praia dos Anjos
Não sou de ditar regras nem dizer o que é ou não indispensável em uma viagem, porque acho que isso varia do gosto de cada um, mas é praticamente uma obrigação moral te dizer que, se você for a Arraial do Cabo, nem pense em ir embora sem fazer um passeio de barco! Já fizemos três vezes, duas delas com o Saveiro Don Juan e vamos fazer muitas outras mais!
O passeio de barco passa pelas praias principais: Praia dos Anjos (de onde saem os passeios), Praia do Farol e Prainhas do Pontal do Atalaia.
Barcos parados em frente às Prainhas do Pontal do Atalaia
Além de ser uma ótima opção para conhecer as principais praias da região de uma “tacada” só, essa é a única forma de ir à Praia do Farol, a mais bonita de Arraial do Cabo, na minha opinião. A beldade já foi eleita por três anos consecutivos a mais perfeita do Brasil. Nesse post tem todas as informações e mais fotos da praia.
Durante o passeio de barco vemos muita vida marinha também: peixinhos, tartarugas e até baleias e golfinhos. Se o que você procura é emoção, esse não é o melhor programa. O passeio é muito tranquilo e as águas de Arraial do Cabo são calmas. Quem tem medo de mar ou enjoa, não tem com o que se preocupar. Aqui tem um post completo sobre o passeio, onde eu conto todos os detalhes.
O que fazer em Arraial do Cabo – Prainha
Infelizmente, a última parada, que acontecia na Praia do Forno, uma das minhas favoritas, hoje não rola mais. Recentemente proibiram a parada de barcos acima de 10 metros na praia e somente os táxis marítimos, que são menores, podem ir até lá.
Bote que faz o transporte entre o barco e a Ilha do Farol
Pra fechar o dia, recomendo mais um pouquinho de praia, mas, dessa vez, para ver o sol se pôr. A Praia Grande tem 40 km de extensão e é cheia de dunas ao longo dela. O lugar é perfeito para ver o sol mergulhar no mar e dar lugar à noite. Em sua orla há diversos quiosques, onde se pode beber uma gelada vendo o dia ir embora.
O que fazer em Arraial do Cabo – Pôr do sol na Praia Grande
Depois de um dia inteiro na praia, a fome começa a bater com força. E quando o estômago reclama é bom a gente não contrariá-lo e deixá-lo feliz!
O Bacalhau do Tuga é o tipo de lugar que traz alegria sincera e verdadeira para dentro de nós! O restaurante existe desde 2009 em Arraial do Cabo e serve pratos deliciosos de carnes, frutos do mar e peixe, o carro chefe da casa. Os peixes e frutos do mar são super frescos e vêm da própria região.
Vai alugar um carro no Rio de Janeiro para ir a Arraial do Cabo?
Na RentCars você consegue comparar preços em várias locadoras e aluga mais barato!
De entrada, provamos uma deliciosa porção com 10 unidades de bolinho de bacalhau que custava 30 reais. Posso dizer que comi poucos iguais na minha vida.
De prato principal, pedimos uma cataplana de frutos do mar que era de chorar de emoção! Não lembrava qual havia sido a última vez que comi algo tão saboroso! O prato, que serve entre três e quatro pessoas, veio muito bem servido e custou 180 reais. Dividi com o Fabiano e com o meu cunhado, que, assim como eu, comem bem, e saímos mais do que satisfeitos.
Minha mãe e irmã, que não gostam muito de peixe e de frutos do mar, comeram um bitoque (40 reais), um filet mignon com molho de azeite, alho e shoyu, servido com arroz, batata frita e ovo frito. Inclusive, Fabiano e eu já havíamos comido esse prato em uma outra ocasião e também adoramos. Apesar de o restaurante ser focado em peixes e frutos do mar, até a carne é maravilhosa!
Para beber, recomendo demais a caipirinha de licor de amêndoas! Não era muito doce e o sabor é diferente de tudo que eu já provei, muito suave. Vale a pena experimentar!
No cardápio também há diversas opções de pratos de bacalhau, costelinha de porco, polvo, moqueca e variados tipos de peixes, além de sobremesas típicas, como pastel de nata e baba de camelo, que, infelizmente, não nos sobrou “espaço” para provar.
Endereço: R. Santa Cruz, 5 – Praia dos Anjos
Arraial do Cabo não tem muito agito à noite, mas para beber uma cervejinha, petiscar e ouvir música ao vivo, o Noturno’s Bar é uma boa opção. Ele fica na Praia dos Anjos, na praça principal da cidade, próximo ao Bacalhau do Tuga, e tem um cardápio com ótimos preços.
Rodeando a praça há lojinhas de souvenirs, restaurantes, lanchonetes e barraquinhas com comida de rua.
Se quiser mais opções de bares e restaurantes, esticar até Búzios ou Cabo Frio à noite também é uma boa opção. Abaixo vou falar do Bairro Passagem, que é um lugar super gostoso para jantar ou beber.
Foto: Indyanna
A pitoresca Igreja Nossa Senhora dos Remédios fica a uma quadra da pracinha principal da cidade
O Bairro Passagem fica na cidade vizinha, Cabo Frio, a 10 minutinhos de carro do Centro de Arraial do Cabo. O bairro é o mais antigo da cidade e tem diversas construções do século XVII e XVIII, tombadas pelo Patrimônio Histórico.
Bairro Passagem
As casinhas de janelas coloridas nos fazem pensar que estamos em Paraty ou em alguma cidadezinha mineira ou do sul da Bahia. É um lugar cheio de charme que vale tanto para visitar de dia e fazer umas fotos quanto para sair à noite, já que a região é cheia de bares e restaurantes aconchegantes.
Para quem quer saber o que fazer em Arraial do Cabo em três dias ou quatro dias, as nossas recomendações são as seguintes:
Para quem tem um dia a mais, recomendo fazer dessa forma, para não ficar tão corrido:
Não vá para Arraial do Cabo esperando a badalação da vizinha Búzios! A cidade encanta pela simplicidade, belezas naturais e estilo mais tranquilo. Alguns dias por lá são altamente recomendáveis para voltar com a bateria completamente carregada!
Você também pode gostar desses posts:
wordpress theme by initheme.com
Sair da zona de conforto não é fácil, mas é completamente possível e simplesmente renovador! Queremos te inspirar e dar dicas de planejamento para você viajar mais e melhor. Este blog foi todo feito no amor, movido pela vontade de compartilhar nossas viagens e trocar informações com mais pessoas apaixonadas pelo mundo, como nós.
8 comments. Leave new
Adorei as dicas!
Vou pra Arraia do Cabo daqui duas semanas e ainda estava meio perdido sobre o que fazer por lá… hehe
Adorei descobrir o Bairro Passagem. Ainda não tinha ouvido falar nele!
Abração!
Que bom saber disso, Murilo! O Bairro Passagem é uma graça, vai curtir demais. A sensação é de que estamos em uma cidade histórica. Boa viagem! Abs
Boa noite! Qual nome da música?
Oi, Léo! A música é Breathe, do Télépopmusik. =)
Que post lindo, bem completo e imagens maravilhosas. Sou fã desse seu vídeo de Arraial.
Muito obrigada, Fabio! Fico muito feliz em ler isso, de verdade. <3
Olá, Amei seu post. Estou querendo ir nas férias de Julho, você já foi nesse período? É muito frio lá?
Oi, Kamila! Fico feliz que tenha gostado!
Já fui em julho, sim. Arraial nunca fica muito frio, nesse período a água até costuma ser mais quente do que de costume, mas é bom levar um casaquinho leve para usar à noite. Mas pode ir nesse período porque vale muito a pena, sem contar que a cidade fica bem mais vazia.