Depois de um Carnaval um tanto quanto agitado no Rio de Janeiro, resolvemos buscar um lugar onde pudéssemos relaxar alguns dias e recarregar as energias. Foi assim que chegamos à charmosa Serra da Mantiqueira e nesse post vamos contar o que tem de melhor para fazer em Campos do Jordão.
A 1.628 metros de altitude, não é exatamente a altura da cidade que nos faz perder o fôlego. Na Serra da Mantiqueira não é difícil encontrar vistas deslumbrantes das montanhas verdes e das frondosas araucárias, árvore típica da região.
Talvez muitos não saibam, mas Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil, por isso a temperatura costuma ser bem amena por lá, o que em parte explica o seu carinhoso apelido: Suíça Brasileira. A temperatura média MÁXIMA que seus termômetros costumam registrar é de 20 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Para nós, que vivemos no Rio de Janeiro, isso é alto inverno!
Apesar de ser um dos principais destinos de inverno do Brasil, Campos do Jordão pode e deve ser visitada o ano inteiro. Estar na cidade no verão e fora das datas dos festivais tradicionais também é uma excelente pedida. Além de ficar mais vazia, o clima continua delicioso. Acredite, qualquer época do ano é ótima para experimentar um fondue e beber um vinhozinho na Serra da Mantiqueira.
Não resta dúvidas de que a natureza, o clima frio e a gastronomia de dar água na boca são grandes protagonistas, mas as construções também são peças-chave para complementar os ares românticos da região.
A arquitetura de Campos do Jordão tem fortes traços europeus, sendo a maioria das casas inspiradas no estilo alemão, inglês, suíço e no norte da França. Vejam que charme esses prédios com telhados triangulares, que misturam alvenaria, vidraça, tijolos, pedras e deixam tudo com cara de casa de boneca.
O que fazer em Campos do Jordão | VILA CAPIVARI
Se quiser visitar um lugar com belíssimos exemplares das construções em estilo enxaimel, que citei acima, Vila Capivari é um bom lugar. Passear pelo seu calçadão com uma câmera é altamente recomendável. A região é muito fotogênica. Os jardins coloridos também podem ser grandes aliados para compor uma imagem.
E não é só de beleza que vive a Vila Capivari. A região é o centro turístico e gastronômico da cidade e reúne em algumas ruas variados comércios. Na vila encontramos restaurantes especializados em culinária de diversas partes do mundo: Alemanha, Itália, Portugal, Argentina, Japão e, claro, Brasil, principalmente a típica cozinha mineira.
A loja da famosa cervejaria Baden Baden também fica em Capivari, bem como diversas chocolaterias e lojas especializadas em roupas e sapatos de couro. As malharias também são fortes por lá, então espere encontrar muitos estabelecimentos especializados nesse tipo de roupa.
Reserve sua hospedagem em Campos do Jordão pelo Booking e garanta o melhor preço!
O que fazer em Campos do Jordão | AMANTIKIR: OS JARDINS QUE FALAM
O Parque Amantikir é, sem dúvida, uma das atrações mais indispensáveis. Não dá para falar sobre o que fazer em Campos do Jordão sem falar dele. Ao todo, são 26 jardins com 700 espécies de plantas diferentes. A atração é a número 1 da cidade no TripAdvisor desde 2013, então deu para entender que essa parada é praticamente obrigatória, né? O Amantikir mereceu um post completo, que está cheio de fotos lindas e você pode ver clicando aqui!
O que fazer em Campos do Jordão | PALÁCIO BOA VISTA
A construção do Palácio Boa Vista, também conhecido como Palácio do Governo, começou em 1938, quando Adhemar de Barros decidiu construir uma residência de inverno para o governador nos moldes dos castelos europeus. A obra, contudo, ficou parada por mais de duas décadas e só ficou pronta em 1964, quando Adhemar assumiu seu segundo mandato como governador.
O prédio, que lembra um Palácio Medieval, está aberto à visitação desde 1970, quando Abreu Sodré, governador da época, decidiu transformá-lo em museu. A área de cerca de 3.000 m2 tem 105 cômodos com obras de artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Aldo Bonadei, Candido Portinari e Di Cavalcanti, além de mobílias lindíssimas dos séculos XVII e XVIII, peças decorativas e exposições temporárias que acontecem no primeiro salão de visitação.
Como o Palácio Boa Vista abriga obras de grande valor e ainda funciona como residência oficial de inverno do governador de São Paulo, por medida de segurança é proibido o uso de máquinas fotográficas e celulares durante a visita. Antes de entrar, bolsas e pertences devem ser guardados dentro de um guarda-volumes, pelo próprio visitante, que guarda a chave consigo.
O tour é feito com um guia em grupos de 20 a 30 pessoas e dura cerca de 40 minutos, passando pelos principais cômodos do palácio, como salões, sala de jantar, biblioteca e quartos. Tudo é muito bem conservado e até o piso em madeira chama atenção pelos desenhos e detalhes. Quando não há hóspedes no palácio, o tour também passa pela área residencial, onde encontramos mobílias mais modernas, TVs e banheiros totalmente reformados.
No dia em que fizemos o tour não havia fila e entramos assim que chegamos, mas em alta temporada é possível que haja uma espera maior ou seja necessário agendar. De qualquer forma, a visita é super válida para conhecer um pouco da história de São Paulo e do Brasil. Recomendo!
O palácio conta com estacionamento gratuito e ao lado tem o Café Palácio, de onde se pode ter uma boa vista (olha aí de onde vem o nome do lugar) da cidade.
Endereço: Avenida Adhemar de Barros, 3001
Funcionamento: de quarta-feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Entrada: grátis
O que fazer em Campos do Jordão | MIRANTE VISTA CHINESA OU BELVEDERE
O Mirante da Vista Chinesa ou Belvedere, como é mais conhecido, fica bem pertinho do portal da entrada de Campos do Jordão. Para quem está chegando à cidade, ele fica ao lado direito e oferece uma linda vista para o Vale do Lajeado. É um belíssimo ponto para admirar o verde e o contorno das montanhas que formam uma atmosfera espetacular. A sensação é de estarmos de frente para uma pintura, mas a verdade é que aquele visual não deixa de ser uma obra de arte, cuidadosamente esculpida pela mãe natureza.
Vai alugar um carro para ir de São Paulo a Campos do Jordão?
Na RentCars você consegue os melhores carros com os melhores preços!
Quando fomos estava bastante nublado, mas acredito que em dias de sol, os raios devem se misturar ao verde e formar um colorido divino.
O mirante também é um bom lugar para tomar um caldo de cana ou comprar algumas lembrancinhas da Serra da Mantiqueira. Há um pequeno comércio no local que vende queijos, compotas de doces, embutidos e outros souvenirs.
Endereço: Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro – SP 123
Entrada: Grátis
O que fazer em Campos do Jordão | CERVEJARIA BADEN BADEN
A Baden Baden é uma micro cervejaria que nasceu em 1999 em Campos do Jordão que produz 140 mil litros de cerveja por mês. Durante o tour ouvimos um pouco da história da cervejaria, aprendemos sobre harmonizações e, claro, degustamos. Descobrimos que uma cerveja Baden Baden demora cerca de um mês para ficar pronta, enquanto uma cerveja industrial pode ser finalizada em até duas horas. Clique aqui para ver o post completo sobre o tour.
Endereço: Av. Matheus Costa Pinto, 1653 – Vila Santa Cruz
Funcionamento: Visitas diárias das 10h às 17h, em intervalos de uma hora. O agendamento pode ser feito pelo telefone (12) 3664-2004, entre 10h e 18h, ou pessoalmente, na recepção do Baden Tour.
Entrada: 30 reais e ganha 3 degustações e uma taça de brinde
Outras atrações que, infelizmente, não conseguimos visitar dessa vez, mas que certamente conheceremos em breve: Morro do Elefante e teleférico, Horto Florestal, Museu Felícia Leiner, borboletário, Ducha de Prata, Cervejaria Caras de Malte, passeio de bondinho e passeio de quadriciclo.
Onde comer em Campos do Jordão | PASTEL DO MALUF
O Pastelão do Maluf, também conhecido como Pastel dos Artistas, é famoso entre anônimos e celebridades e é praticamente uma unanimidade.
O lugar é simples e funciona no estilo fast food. Você paga, pega uma senha e volta no balcão pra pegar quando estiver pronto. Nós pedimos um pastel de carne moída e dividimos por dois. O bendito mede 32 cm e, segundo o menino que trabalha na pastelaria, tem 300g de carne. Isso não me convenceu muito, mas, de fato, vem bastante recheio. Pagamos R$ 33 e ficamos bem satisfeitos com a metadinha, tanto que nem almoçamos.
Onde comer em Campos do Jordão | CHURRASCARIA BETO PERROY
Quem nos acompanha há mais tempo sabe que carne é o nosso ponto fraco. Não resistimos a uma boa churrascaria e posso dizer que a Beto Perroy foi uma das melhores que já fomos.
O lugar não tem muita variedade de carne, mas o que tem é da melhor qualidade! O churrasco é preparado no fogo de chão e as carnes servidas são picanha argentina, ancho, fraldinha, costela, frango e linguiça. As melhores que eu já comi na vida, de verdade!
O serviço é buffet livre, então paga-se um valor fixo (R$ 98) e come-se à vontade. As carnes não são servidas à mesa, é preciso ir até o balcão onde fica a churrasqueira. Também são servidos pratos quentes no fogão à lenha, saladas e sobremesas caseiras deliciosas. Tudo está incluso no valor, exceto bebidas.
O ambiente é simples, mas muito agradável, em meio a muito verde e rodeado por araucárias. Se gosta de uma boa carne, vale a pena conhecer!
Endereço: Av. Pedro Paulo, 6445 – Descansópolis – (no caminho do Horto Florestal)
Funcionamento: sábados e domingos das 13h às 17h
Onde comer em Campos do Jordão | TORIBINHA BAR & FONDUE
O Toribinha Bar & Fondue faz parte do Hotel Toriba, mas é aberto aos visitantes. O ambiente é um charme e muito romântico. Ao som de clássicos tocados no piano do bar, experimentamos um delicioso fondue de carne, frango e camarões, que vem acompanhado de 16 diferentes tipos de molhos, batata frita e torrada e provamos um fondue de queijos simplesmente divino!
Endereço: Avenida Ernesto Diedericksen, 2962
Funcionamento: diariamente, das 20h às 23h, mediante reserva
Também ficamos curiosos para conhecer algumas indicações gastronômicas: Gato Gordo, Bonanza Grill e Titos Hamburgueria, mas sabemos que não faltarão oportunidades!
Campos do Jordão tem uma ótima infraestrutura e muitas hospedagens de alto nível. Uma excelente opção para quem busca entrar no clima da cidade é Toriba Hotel Spa e Gastronomia, que une tradição e conforto de forma impecável.
No alto da Serra da Mantiqueira, encontramos o refúgio ideal para curtir a tranquilidade que buscávamos. O Hotel Toriba foi fundado em 1943 e faz parte da história de Campos do Jordão. De estilo inspirado nos Alpes Suíços, influenciou a arquitetura atual da cidade, que hoje é chamada de “Suíça Brasileira”. O prédio principal e os chalés, todos com muitos detalhes em madeira, estão harmoniosamente inseridos na vasta natureza do alto da serra. O hotel tem tantos atrativos que achamos melhor fazer um post só pra ele, que você pode conferir aqui!
Felizmente, só tivemos ótimas experiências em Campos do Jordão e esperamos voltar em breve para conhecer mais um pouco dessa cidade cheia de atrativos. Certeza de que a cada visita só teremos mais motivos para voltar.
Você também pode gostar desses posts:
wordpress theme by initheme.com
2 comments. Leave new
Olá , muito boas suas dicas. Já estive 5 vezes em Campos e vou voltar este final de semana. Gosto muito de lá. Vale muito a pena.
Fui só uma vez e fiquei apaixonada. Pretendo voltar em breve! =)