Algumas quadras a oeste da estação de Shinjuku (escrevi aqui um post exclusivo sobre a região), está o Tokyo Metropolitan Government Building, um gigantesco edifício todo modernoso, que já foi até estrela das telonas. No filme Godzilla, ele foi destruído pelo monstro durante uma luta. Se ele já impressiona por fora, Tóquio vista de cima de cima dele deixa qualquer um de queixo caído.
A base do prédio já impressiona pela sua arquitetura grandiosa e cheia de curvas, mas é o seu topo que atrai o interesse dos visitantes ávidos por ter uma visão geral da cidade sem dispender dos altos preços cobrados por observatórios mais famosos como o Tokyo Sky Tree e o Roppongi Hills.
O Tokyo Metropolitan, construído em 1991 para concentrar a administração do município de Tóquio, abriga em seu topo um observatório cuja entrada é gratuita. O prédio de 243 metros tem duas plataformas panorâmicas de observação em seu 45o andar, uma ao norte e outra ao sul.
Quando fomos, chegamos por volta das 17h45 e subimos pelo lado norte, já que o sul havia fechado às 17h30. Antes de subir passamos por uma pequena fila e revista de bolsas bem rápidas. Já li relatos de algumas pessoas que disseram ter demorado bastante tempo para conseguir entrar, então se programe e vá preparado!
Assim como no lado sul, o lado norte tem várias lojinhas de souvenirs e cafés. Os espaços são bem agradáveis para relaxar depois de um dia de muita caminhada em Tóquio, mas a protagonista, sem dúvida é a vista panorâmica que se tem da cidade.
Chegamos ao observatório quando o sol havia acabado de se pôr e vimos as luzes dos prédios se acenderem, revelando a imensidão da cidade. Vou deixar as imagens falarem por mim.
A iluminação de dentro do observatório pode prejudicar bastante as fotos, então aqui vai um toque: além de evitar o flash (claro! Por favor!), leve algum tecido sem estampa, preto, de preferência, para posicionar perto da lente da câmera ou do celular, tampando o reflexo das luzes internas que rebatem no vidro.
Se tiverem com tempo livre, tentem subir as duas plataformas. Eu infelizmente não consegui ir na do sul, mas sei que a vista de lá também é linda e dá pra ver até o Monte Fuji quando o tempo está bom. Uma boa ideia é subir na parte sul por volta das 15h30 – 16h e, às 17h – 17h30, subir a parte norte para ver o dia se pôr e as luzes de Tóquio acederem.
Abaixo estão todos os horários de funcionamento do Tokyo Metropolitan Government:
– Observatório norte: 9h30 às 23h
– Observatório sul: 9h30 às 17h30 (funciona até 23h quando o observatório norte está fechado)
A entrada é permitida até 30 minutos antes do horário de fechamento.
Fechado
– Observatório norte: segunda e quarta segunda-feira de cada mês (ou o próximo dia se algum desses for feriado)
– Observatório sul: primeira e terceira terça-feira de cada mês (ou o próximo dia se algum desses for feriado)
– Observatórios norte e sul: 29 de dezembro a 3 de Janeiro (exceto 1o de janeiro)
Você também pode gostar desses posts:
wordpress theme by initheme.com