Tivemos a sorte de chegar a Trancoso pela estradinha de terra que liga Arraial D’Ajuda à vila e demos de cara com o famoso Quadrado.
Não dá pra negar que o lugar é um charme, mas de quadrado ele não tem nada! O espaço, que na verdade é um retângulo, é uma das duas principais praças da região e ganhou esse nome para que se pudesse diferenciá-la da outra, em formato redondo. Quando alguém marcava um encontro no Quadrado já se sabia que não era na praça de forma circular e, desta forma, as confusões findaram.
Hoje o Quadrado é bem mais do que uma simples praça, ele virou o point da badalação noturna de Trancoso. Casinhas graciosas lado a lado nos lados do Quadrado que não é quadrado (eita ferro!) podem ser facilmente confundidas com moradias simpáticas, mas à noite, quando tudo começa a funcionar, elas se revelam lojinhas descoladas, restaurantes bem decorados e bares com música ao vivo aclarados por luminárias rústicas e pelo tom amarelado de velas. Os preços por lá não são dos mais baratos, mas a experiência certamente compensa.
Durante o dia vendedores de artesanato se espalham pela praça e ao redor da igreja de São João, outra preciosidade da região, construída em 1656 e que, mesmo depois de todas as transformações pelas quais o lugar passou, continuou lá, firme e forte.
Logo atrás da igreja está o mirante do Quadrado, de onde se pode ter uma vista incrível para as praias Nativos e Coqueiros e para a bela mata que existe entre a orla e a parte alta da vila.
Sem dúvida, Trancoso nos olhos é refresco, mas, depois de algumas horas de estrada, meu corpo cansado e suado estava precisando era de um bom banho de mar e de uma praia para se esticar. Então, vamos a la playa!
PRAIA DOS COQUEIROS
A praia mais próxima do Quadrado, a cerca de 15 minutos de caminhada, é a Praia dos Coqueiros. Como boa parte das praias da região, a paisagem dela é marcada por coqueirais, falésias, recifes de corais, piscinas naturais e águas calmas e mornas.
Paramos em um dos bares do canto direito, pedimos umas caipirinhas e cervejas e nos espalhamos por lá. Ao lado do mangue, do rio, do mar e, claro, rodeados por muitos coqueiros relaxamos enquanto observávamos os cavalos passarem, a maré subir e o sol descer.
Veja também o post completo sobre a Praia do Espelho, em Trancoso, uma das mais bonitas do Brasil.
ONDE FICAR EM TRANCOSO
Voltamos para o nosso quadrado, onde descolamos uma hospedagem perfeita! Bem no meio da badalação, a pousada Mar à Vista foi uma coisa linda que aconteceu em nossas vidas naquele dia. Fomos a Trancoso sem nada reservado e saímos batendo de porta em porta, quando encontramos a Patricia, inglesa maluca-beleza dona da pousada, que mostrou o espaço com toda simpatia e boa vontade do mundo. Ficamos encantados com tudo, inclusive com o preço e com a simpatia da dona. Os valores praticados na região não são lá muito convidativos, mas Patricia cobra um preço super justo e seu cantinho é absolutamente especial.
Aqui também encontramos várias outras pousadas super charmosas em Trancoso com preços legais.
O nosso quarto, muito confortável, tinha uma varandinha com rede e vista para a mata, além de ar condicionado, frigobar e TV, além de todas as amenidades necessárias.
A área da piscina era um espetáculo! Em meio a um jardim bem cuidado e com vista infinita para o mar. Foi de lá que eu assisti ao pôr do sol e bebi uma cerveja com Fabiano e com os novos amigos cariocas que fizemos na pousada. Ah! Como vocês podem ver na foto, a Mar à Vista aceita animais. Não, não adianta procurar o Fabiano na foto, eu tô falando do Pierre, o cachorrinho simpático dos nossos vizinhos de cidade e de quarto. 😆
No dia seguinte, mais uma surpresa: um delicioso café da manhã, com destaque para o pão de queijo de fazer inveja em qualquer mineiro. Infelizmente, a fome foi maior e não deu tempo de fazer foto. Devidamente alimentados, partimos cedo para a Praia do Espelho, uma das praias mais bonitas do Brasil, que, claro, mereceu todo um post só para ela.
Você também pode gostar desses posts:
wordpress theme by initheme.com